Mais
×

Como enrolar a fiação em um indutor com núcleo de ar

Atualizado em 20 fevereiro, 2018

Um indutor com núcleo de ar é um dispositivo utilizado em circuitos elétricos e eletrônicos. Ao contrário dos equipamentos com núcleos de ferrite e ferro, indutores com núcleo de ar podem ser usados em circuitos de corrente alternada de alta frequência sem a ocorrência de perdas devido à histerese magnética (atrito magnético no núcleo). Em um indutor com núcleo de ar, o fio que realiza a indução é normalmente enrolado em volta de um tubo não magnético ou uma haste.

Instruções

Um indutor de núcleo de ar pode ser fabricado usando fios de cobre e um núcleo não magnético (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Esfregue a extremidade de cada fio contra a lixa, até que cada uma das pontas fique com pelo menos 1 cm de fio desencapado exposto.

  2. Enrole o fio magnético de maneira firme em torno do canudo de plástico ou do tubo. Deixe 5 cm de folga em cada extremidade da fiação ao enrolá-la em torno do tubo.

  3. Para utilizar esse indutor, use uma das extremidades soltas do fio como sendo o condutor de entrada, e a outra extremidade solta como posição de saída.

    O fio enrolado de maneira apertada fornece mais indutância do que o fio enrolado de forma frouxa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dicas

  • Alguns fios magnéticos podem ter uma aparência colorida ou não isolada. Esfregar as extremidades da fiação junto a uma lixa removerá qualquer camada protetora que esteja nas pontas dos fios, permitindo uma boa conexão elétrica.

O que você precisa

  • Canudo de plástico ou outro tubo não magnético
  • Segmento de fio magnético isolado de 90 cm
  • Lixa áspera
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article