Mais
×

Como ensinar divisão elementar para crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A divisão elementar pode ser um conceito difícil para crianças. As aulas geralmente vão além de seu entendimento, podendo gerar frustração e deixando-as possivelmente para trás em relação aos demais. Existem algumas maneiras simples que você pode utilizar para ensinar divisão elementar para crianças, e essas técnicas podem ser aplicadas tanto por professores nas salas de aulas quanto pelos pais em casa.

Instruções

Existem formas diferentes para se descrever o processo da divisão, podendo ajudar a esclarecer qualquer dúvida (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Use palavras diferentes para ensinar divisão para crianças. Para muitas delas, é o vocabulário que dificultam o aprendizado delas, e não o conceito em si. A palavra "divisão" pode ser um grande desafio para muitas crianças. Substituí-la por "dividindo" ajudará, ou vá direto ao ponto e chame-a de "agrupando". Isso realmente é divisão: dispor as coisas em grupos. Um exemplo, dividir 12 por 4 é na verdade separar 12 em quatro grupos iguais.

  2. Junte objetos reais (verdadeiros) com as crianças para dar a elas algo que possam lidar fisicamente. Os números são na verdade símbolos de uma quantidade, e dividir um símbolo pode ser um conceito abstrato demais para esses jovens aprendizes. Reunir e, em seguida, dividir os pequenos objetos manipuláveis, tais como adesivos, cereais, blocos ou pedras, pode fazer com que o conceito abstrato se torne mais concreto para ajudar as crianças a compreenderem o conceito de dividir (separar) em grupos.

  3. Deixe que as crianças divida os objetos reunidos em grupo conforme já instruído no passo 2. Para isso, você poderá usar colares havaianos, desenhar círculos no chão ou até mesmo desenhar áreas diferentes sobre a mesa para as crianças agruparem os materiais selecionados. Modifique a quantidade de áreas para mudar o divisor. Peça aos jovens aprendizes para distribuírem os itens igualmente nas diferentes áreas. Enquanto estiverem fazendo isso, use palavras padrão como "divisão", pois assim eles serão capazes de associar adequadamente as palavras com suas respectivas ações.

  4. Discuta sobre o "resto". Às vezes podem haver sobras quando você divide. Primeiramente, chame as partes remanescentes de "extras" para ensinar o conceito, visto que "resto" pode ser uma palavra confusa e difícil para algumas crianças. Os extras ou sobras devem permanecer fora dos grupos.

  5. Introduza vocabulários relacionados à fração quando estiver ensinando divisão para os jovens aprendizes. Palavras como "metades," "terços" e "quartos" são partes integrantes da divisão. Você pode fazer conexões (associações) entre frações e divisão quando estiver dando instruções, como, por exemplo, "Coloque esses brinquedos em dois grupos. Ou seja, divida-os pela metade".

Dicas

  • Divirta-se ensinando divisão. Faça com que ela seja parte do tempo de limpeza da sua sala de aula ou até mesmo na sua casa. Muitos brinquedos precisam ser agrupados de qualquer maneira.

O que você precisa

  • Várias conjuntos de materiais manipuláveis, sejam comprados ou colhidos, como adesivos, pedras, pedaços de cereal ou blocos, ou qualquer outra coisa que agrade as crianças.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article