Como ensinar leitura a primeira vista de piano para uma garota de 4 anos?

Escrito por steven j. miller | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar leitura a primeira vista de piano para uma garota de 4 anos?
Ensinar leitura a primeira vista para uma menina de 4 anos leva tempo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Ensinar leitura a primeira vista para uma garota de quatro anos requer ensiná-la a habilidade de reconhecer notas e ritmos. Assim que puder ler músicas, ela deverá associar notas com as teclas do piano. Com uma garota bem jovem, você pode usar algumas técnicas especiais desenvolvidas para crianças pequenas para ensiná-la a tocar piano sem sobrecarregá-la com muita informação. Com o tempo, ela irá aprender a associar as notas às teclas. Não importa se o aluno seja uma menina ou um menino, os métodos para ensinar piano são os mesmos. É melhor adaptar as lições para o estilos de aprendizado e personalidade de cada aluno e ensinar garotas e garotos da mesma maneira.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Planeje sua aula de forma a chamar a atenção da criança. Comece com aulas de 15 a 20 minutos e, gradualmente, adicione tempo de acordo com o aumento da paciência da criança até que consiga estender até os 30 minutos ou mais.

  2. 2

    Ensine os nomes das notas na clave de sol. Explique que na clave de sol, quando ela olha entre as linhas, ela verá sua "FACE". Os espaços na clave de sol são F-A-C-E (Fá, Lá, Dó e Mi). Faça com que ela memorize um acrônimo para as linhas: "Eu Gosto Bastante De Frutas" é um exemplo. Você também pode fazer um jogo e deixá-la inventar um.

  3. 3

    Instrua-a com os nomes das linhas e espaços na clave de fá. Os espaços usam um acrônimo como "A Coelhinha Encontrou Guloseimas". As linhas podem usar algo como "Gosto Bastante De Frutas Amargas". Aprender as notas é importante para uma leitura a primeira vista correta.

  4. 4

    Ensine a posição básica das mãos com cinco dedos. Faça com que posicione o polegar direito no Dó central, o indicador no Ré, médio no Mi, o anelar no Fá e o mindinho no Sol.

  5. 5

    Peça a ela para que toque, começando pela mão direita e tocando na clave de sol, padrões de cinco dedos simples que usem somente as notas Dó, Ré, Mi, Fá e Sol. Você pode adquirir um livro de método para crianças para ajudá-lo. Diga a ela que somente um dedo toca cada nota.

  6. 6

    Posicione sua mão esquerda uma oitava abaixo da mão direita. A mão esquerda irá tocar a clave de fá e o mindinho deve estar no Dó, seguido pelo anelar em Ré, o médio no Mi, o indicador no Fá e o polegar no Sol. Ter as mãos adequadamente posicionadas é essencial para o sucesso da leitura a primeira vista.

  7. 7

    Entregue a ela algumas músicas para leitura a primeira vista que usem somente a mão esquerda e as notas Dó, Ré, Mi, Fá e Sol. Novamente, diga a ela que somente um dedo toca cada nota. Ajude-a a aprender a associar as notas ao dedilhado. Isso levará algum tempo.

  8. 8

    Ajude-a a tocar com as mãos juntas escolhendo músicas que usem as mesmas notas nas duas mãos. É mais fácil tocar com as duas mãos quando ambas estão se movendo juntas. Isto é importante para desenvolver a habilidade de leitura a primeira vista.

  9. 9

    Continue a adicionar peças mais complicadas que usem somente cinco dedos. Ela irá, eventualmente, aprender a associar as notas às teclas e melhorar sua leitura.

Dicas & Advertências

  • A atenção e paciência de uma criança de quatro anos é limitada. Diminuir as lições em pequenos segmentos de cinco minutos pode ajudar. Coordenação na mão com os olhos geralmente causa problemas em crianças pequenas. Seja paciente com ela e nunca pressione-a a fazer mais do que estiver pronta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível