Como ensinar respeito a um pré-adolescente

Escrito por samuel hamilton | Traduzido por tiele machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar respeito a um pré-adolescente
O desrespeito é um comportamento aprendido (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Desrespeito não é um comportamento padrão, ele é aprendido. Isto é, as crianças não vêm ao mundo com uma atitude desrespeitosa, elas a desenvolvem através da maneira como são tratadas e da maneira em que observam como as outras pessoas se tratam. Então, ensinar crianças como respeitarem umas as outras não é um método para transmitir respeito, e sim, para eliminar exemplos de desrespeitos ou obstáculos da vida da criança que possam tê-los gerado.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Estabeleça hábitos e regras para o comportamento do pré-adolescente e para o seu próprio. Os hábitos compreendem comportamentos positivos que devem ser demonstrados, e as regras restringem certos comportamentos que devem ser evitados. Os dois podem trabalhar juntos. Por exemplo, um dos hábitos pode ser que você e o pré-adolescente se dirijam um ao outro com respeito, enquanto uma regra pode proibi-los de levantar a voz ou usar linguagem inapropriada ou desrespeitosa ao se referir ao outro.

  2. 2

    Baseando-se nos hábitos e regras estabelecidos, construa uma relação forte e consistente. Relações assim são construídas a partir de atividades regulares e repetitivas como jantares em família, discussões, noites de jogos ou horas de reflexão. A consistência dessas atividades depende tanto da sua participação quanto a do pré-adolescente.

  3. 3

    Demonstre e molde o comportamento. Para pré-adolescentes, a velha máxima "ações valem mais do que palavras" permanece verdadeira e eles tendem a imitar os pais, tutores, professores ou outras pessoas em posição de autoridade sobre eles. A demonstração de comportamento respeitoso não se limita somente às suas interações com o pré-adolescente, mas também com o seu parceiro, colegas e amigos, e com pessoas em ambientes formais ou de trabalho.

  4. 4

    Discuta questões e problemas regularmente e de forma consistente. Se quiser discutir a relação somente quando o pré-adolescente cometer algum ato desrespeitoso, ele começará a desenvolver sentimentos negativos por esse tipo de conversa. Quando estabelecer atividades regulares e rotineiras para formar uma ligação forte e consistente com ele, deve também estabelecer horas de reflexão rotineiras para discutir as suas atitudes.

  5. 5

    Ofereça opções. Isso é particularmente importante quando seu pré-adolescente está aprontando. Não ameace ou faça ultimatos, como "se você não parar de falar comigo dessa maneira, vai ficar de castigo por uma semana". Ao invés disso, reconheça que ele escolherá seu próprio modo de agir em algum momento, mas, às vezes, ele não entenderá as consequências de seu comportamento. Por exemplo, você pode dizer "pode escolher entre continuar me desrespeitando e ficar de castigo por uma semana, ou se acalmar e conversar sobre o por quê você está triste e podemos continuar normalmente".

  6. 6

    Faça um acordo sobre punições e recompensas, e estabeleça-os previamente para estar preparado diante de comportamentos negativos ou positivos. Frequentemente, pré-adolescentes acreditam serem vítimas de punições injustas, fazendo com que se sintam ressentidos com figuras de autoridade, o que leva a mais desrespeito e comportamento negativo. Esse problema pode ser neutralizado se discutirem previamente sobre quais as medidas punitivas e recompensas vai dar. Esse é também um excelente ponto de discussão nas suas horas de reflexão regulares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível