Comportamento

Como entalhar figuras de dragão em madeira

Escrito por rod kuster | Traduzido por alexandre amorim
Como entalhar figuras de dragão em madeira

A madeira pode ser entalhada em detalhes extraordinários

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Esculturas em madeira podem ter designs simples, ou podem ser complexas, apresentando um nível incrível de detalhe. Assim como com pedras, a qualidade do material determina o valor definitivo do entalhe. Uma peça em mármore valerá mais do que a mesma peça em arenito, por exemplo. Quando se trata de madeira, carvalho ou nogueira são materiais de qualidade superior em relação a pinho ou abeto, porque são mais duros, mais agradáveis esteticamente e mais valiosos. Para começar a entalhar na madeira, entretanto, madeiras macias como pinhos são o material ideal, que permite a criação de formas com menos esforço.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Pedaços de pinho
  • Lápis ou marcador
  • Torno
  • Facas de entalhe
  • Lixa
  • Imagens de referência

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Encontre boas imagens de dragão mostrando designs simples que possam ser entalhados em madeira. Fique longe de representações complicadas, pois elas são impossíveis de replicar em um entalhe simples. Examine cada pedaço de madeira antes de começar a entalhar. Certifique-se de que o grão da madeira corre na direção da extensão dela, já que o dragão terá uma forma alongada. Não entalhe contra o grão, pois será bem mais difícil.

  2. 2

    Marque as diferentes características do dragão usando um lápis. Contorne a cabeça, as pernas, o rabo e duas asas no lado. Marque as pernas contra o lado do dragão, assim como as pequenas asas estilizadas. Você apenas precisa criar as pernas e as asas em relevo para que elas se destaquem no entalhe. Seria muito difícil fazer as patas e asas protuberando do corpo, exceto se elas forem entalhadas separadamente e coladas no corpo (não recomendado). Contorná-las contra o corpo é uma opção melhor.

  3. 3

    Prenda a peça de madeira em um torno para entalhar as linhas traçadas. Reposicione a peça ao entalhar seções diferentes. Use diferentes tamanhos de facas de entalhar, dependendo do corte. Use as maiores para remover material e as menores para criar os detalhes. Foque em entalhar a cabeça do dragão. Crie os chifres ou espinhos cuidadosamente, pois podem quebrar facilmente.

  4. 4

    Entalhe os olhos e a boca fechada do dragão. Raspe os lados da cabeça para criar o focinho, mas mantenha a forma de duas presas, descendo em cada lado perto da frente. Entalhe os olhos em cada lado da cabeça.

  5. 5

    Entalhe o corpo do dragão ao redor das pernas e asas para fazê-las se destacarem. Remova material dessas áreas para fazer o corpo parecer suave. Crie linhas fluidas com seus cortes e estreite o corpo à medida que ele se aproxima da cauda. Trabalhe os entalhes das costas para criar pequenos espinhos. Entalhe uma pequena curva na cauda, para que ela ganhe um pouco de vida.

  6. 6

    Entalhe as patas deixando material o bastante no fundo das pernas. Crie os entalhes entre os dedos e molde as garras de cada um. Não faça elas muito finas, já que podem quebrar. Mantenha um pouco de madeira embaixo das garras para fortalecê-las.

  7. 7

    Adicione mais linhas ao corpo do dragão se quiser criar escamas. Desenhe-as igualmente e estreite-as para um tamanho menor à medida em que se aproximar da cauda.

  8. 8

    Pare um pouco de entalhar e volte a refinar os detalhes. Use uma lixa fina para suavizar a madeira e aplique verniz para protegê-la. Assine seu nome ou iniciais no fundo do dragão ao acabar.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media