O que é uma entrada SLIC na BIOS?

Escrito por dan howard | Traduzido por fernando lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma entrada SLIC na BIOS?
A OEMTableID de uma SLIC corresponde a uma chave específica do Windows (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

A maioria dos PCs novos vem com uma versão do sistema operacional Windows em seu disco rígido. Embora todos os arquivos necessários para rodar o sistema operacional já estejam presentes, você deve ativar a licença do produto antes dele se tornar funcional. As informações que seu computador precisa para ativar um sistema operacional Windows pré-instalado estão contidas na BIOS na entrada SLIC.

Outras pessoas estão lendo

Definição

O termo SLIC é do inglês "software licensing description table" (tabela de descrição de licenciamento de software). A tabela SLIC é uma parte da BIOS do sistema que é dedicada a conter informações sobre a ativação da licença do sistema operacional. As tabelas SLIC são adicionadas à BIOS por grandes fabricantes de computador para agilizar o processo de licenciar sistemas operacionais em novos computadores. O processo de ativação de um sistema operacional com informações pré-carregadas em SLIC é chamado de ativação OEM.

Conteúdo

Antes da ativação, uma tabela SLIC da BIOS contém informações chamadas pela Microsoft de OEMTableID. Os dados incluem uma linha de caracteres chamada chave SLIC, que identifica o computador como elegível para a ativação OEM. A Microsoft licencia uma chave SLIC pública diferente para cada fabricante de computador. Uma única chave SLIC de um fabricante de computador pode variar de acordo com a versão do sistema operacional pré-carregado no computador. Oferecer chaves SLIC para diferentes fabricantes e versões de sistemas operacionais garante que uma chave de produto do Windows possa destravar apenas um único computador.

Ativação de licença

Ao ativar seu sistema operacional em um novo computador com BIOS SLIC, você deverá digitar a chave do Microsoft Windows. Uma vez colocada, seu computador compara a chave de produto especificada com a chave SLIC pública contida na tabela SLIC. Se ambas forem iguais, então a licença de seu sistema operacional é ativada e você pode usar o computador. Caso as licenças sejam divergentes, a ativação não acontece.

Problemas

Existem algumas razões para a ativação SLIC falhar. O modo mais fácil de consertar isto é tentar digitar sua chave do produto novamente; a chave é uma linha de caracteres extensa e arbitrária, onde apenas um erro prevenirá a ativação. Se você tiver certeza de que digitou tudo certo, então é provável que o fabricante de seu computador carregou a chave SLIC errada na BIOS de seu computador. Você deve contatar o fabricante e pedir um serviço de atualização de BIOS para resolver o problema. Alternativamente, caso tenha comprado um novo computador de terceiros, então é provável que tenha comprado um sistema falso. Se este é o caso, você ainda poderá ativar o Windows e usar o computador ligando para o suporte da Microsoft e comprando uma licença para a versão do Windows que estiver carregada no computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível