Mais
×

Equações matemáticas para calcular a porcentagem de grau em uma subida

Atualizado em 23 março, 2017

Existem várias maneiras de expressar a inclinação de um aclive. Uma delas é a porcentagem de grau, que é igual à inclinação da rampa multiplicada por 100%. As porcentagens de grau são expressas normalmente como valores positivos, independentemente se o observador está olhando para cima ou para baixo.

As porcentagens de graus geralmente são vistas no contexto de condução para avisar os motoristas de morros íngremes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Aclive

A porcentagem de grau pode ser encontrada, multiplicando o aclive de uma inclinação por 100%. Por exemplo, se o aclive de um morro é 1,5, o porcentual de grau seria 1,5 x 100% = 150%.

Distâncias horizontal e vertical

O aclive de uma linha é igual à distância vertical dividida pela horizontal. Como a porcentagem de grau pode ser encontrada multiplicando o aclive por 100%, ela será igual a 100% vezes a distância vertical dividida pela horizontal para uma inclinação. Então, por exemplo, se uma rampa cobre uma distância vertical de 3 m e uma horizontal de 6 m, o percentual de grau da rampa seria 100% x 3/6 = 50%.

Razão subida:execução

Em determinadas situações, a informação disponível será dada na forma da razão subida:execução. A subida é igual à distância vertical coberta pela inclinação, enquanto a execução é igual à distância horizontal. Então, por exemplo, se uma rampa cobre uma distância vertical de 3 m e uma horizontal de 6 m, a razão subida:execução da rampa seria 3/6 = 0,5. Essa razão é igual ao aclive, então a porcentagem de grau é igual à razão subida:execução x 100%.

Ângulo de inclinação

A inclinação de um aclive geralmente é expressa como o ângulo que a inclinação faz com o chão. Por exemplo, uma placa plana sobre o solo encontra-se em um ângulo de 0º, enquanto uma parede perpendicular ao chão faz um ângulo de 90º. A porcentagem de grau pode ser calculada pelo ângulo, usando a equação percentual de grau = tan (ângulo) x 100%, onde "tan" é a função de tangente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article