×
Loading ...

Escola dominical: Lições e atividades para adolescentes

Atualizado em 17 abril, 2017

A escola dominical é um bom modo de os adolescentes cristãos aprenderem as verdades da Bíblia e as aplicarem em suas vidas cotidianas. Quando ensinar essas lições para os adolescentes, é importante estimulá-los a fazer perguntas sobre os conceitos da Bíblia que eles podem não entender e mostrá-los as reais escrituras que confirmam suas respostas; assim, os adolescentes podem ver por si mesmos.

As lições das escolas dominicais devem seu baseadas nas verdades das Escrituras (Stockbyte/Retrofile/Getty Images)

Estudo da Bíblia a respeito de celibato e casamento

Faça um estudo bíblico a repeito do que Deus diz sobre o celibato e o casamento. Você pode basear sua lição em Coríntios 1,7, a passagem que muitos pastores usam para discutir o tópico. Durante a lição, mencione que no versículo Paulo diz que embora o casamento seja uma coisa nobre, Deus não chama todos para se casarem, mas prefere que continuem solteiros para viver uma vida a serviço de Deus. Fale também que casais casados ficam juntos apesar das dificuldades e não se divorciam.

Loading...

Ajudando os menos favorecidos

Planeje um evento de doação com seus alunos da escola dominical em um sábado à tarde para fazer o bem na vizinhança. Peça aos estudantes para escreverem um parágrafo curto falando sobre as suas ideias de atividades e apresentá-las para a classe. Faça uma votação para determinar a ideia vencedora que todos farão juntos.

Relação com os pais

Ensine aos estudantes a construir relacionamentos melhores com seus pais de acordo com os princípios encontrados na Bíblia. Você pode se referir a João1,1:9, onde o apóstolo manda os cristãos confessarem seus pecados para Deus e buscar o perdão Dele. Fale sobre como isso se aplicaria aos jovens que desobedecem os pais. Instrua-os também a serem humildes com seus pais e reconhecerem suas ações pecaminosas, de forma que o relacionamento possa ser restaurado.

Formas de se estudar a Bíblia

Discuta formas que os adolescentes possam usar para estudar a Bíblia sozinhos. Enfatize a importância de pedirem ao Espírito Santo entendimento sobre o que estão lendo e como obedecer as ordens da Bíblia. Você também pode trazer para a classe alguns artigos cristãos sobre métodos de estudo da Bíblia e discuti-los com os adolescentes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...