Presentes árabes e islâmicos

Escrito por rebecca bragg | Traduzido por luis felipe paulino carmelo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Presentes árabes e islâmicos
Na tradição islâmica, a rosa é considerada a ''Rainha das Flores'' (Nicola Tree/Photodisc/Getty Images)

Para os muçulmanos, a generosidade ("sakhawat" em árabe) é tanto uma virtude cardeal quanto uma obrigação religiosa. Nesse espírito, festas e celebrações são sempre ocasiões de hospitalidade pródiga e convidados habitualmente trazem presentes. Nenhum muçulmano culparia um não muçulmano com algum presente bem-intencionado: o Profeta, acima de tudo, ensinou que as ações são julgadas de acordo com as intenções. No entanto, pessoas de outras religiões que presenteiam amigos muçulmanos com os presentes que revelam sensibilidade à cultura islâmica também estão transmitindo uma mensagem de respeito e certamente serão recebidos com apreço especial.

Outras pessoas estão lendo

O que não oferecer

Muçulmanos praticantes não bebem álcool, então presentes de licores são inadequados, assim como perfumes, colônias e loções pós-barba contendo álcool. Carne de porco e qualquer outra coisa feita de pele de porco são "haram" (proibidas). O cão é controverso no Islã, portanto é bom que se evite imagens desses animais. A roupa pode ser dada por um adulto à uma criança, mas além disso, presentes pessoais são imprudentes a menos que o doador e o receptor sejam amigos íntimos do mesmo sexo.

Presentes árabes e islâmicos
Poesia e livros mostrando a arte islâmica, arquitetura e cultura são bons presentes (book image by .shock from Fotolia.com)

Flores

O Islã nasceu nos desertos áridos da Arábia Saudita, por isso não é de se estranhar que no Corão, o Paraíso seja um jardim. Arranjos florais são sempre presentes apropriados, enquanto todas as flores simbolizam o poder criativo de Deus, a rosa tem seu estatuto especial como a "Rainha das Flores". Seu coração significa os ensinamentos do Profeta orientando os corações dos muçulmanos, seus espinhos as dificuldades que muçulmanos devem superar no caminho para Deus, e seu perfume a fragrância do céu. Tulipas, cravos, jasmim, lírios e íris também são reverenciados na horticultura islâmica e são comuns como motivos artísticos. Quanto às cores, deixe a beleza e a harmonia serem seus guias na escolha de um presente floral, mas inclua verde, a cor da assinatura do Islã, e o amarelo, que significa amizade e alegria. Branco é bom como um realce, mas nunca deve dominar, uma vez que também está associado com a morte.

Poesia e livros para mesa do café

Todas as culturas em todo o mundo islâmico têm seus próprios poetas eminentes, muitas vezes com nomes conhecidos, tanto quanto Shakespeare, mas eles são pouco conhecidos no Ocidente. Muitas edições publicadas hoje são bilíngues, com poesia, tanto na língua original e tradução em inglês. Principais línguas incluem (mas não estão limitados a) árabe, persa, turco e urdu. Para descobrir quais poetas são mais reverenciados pela cultura dos seus amigos e os livros disponíveis, você pode ir ao banco de dados de um vendedor, tanto dentro de uma loja física ou on-line, e fazer uma pesquisa de palavras-chave na linguagem e / ou nacionalidade, "livros" e "poesia". Livros de mesa de café na arquitetura islâmica, arte e cultura também fazem bons presentes.

Artes em tecido, metais e cerâmica

Tapetes feitos à mão aparecem no mundo muçulmano e têm sido apreciados no Ocidente há séculos, mas artes de tecido tradicionais também incluem outros tipos de tecelagem, bem como bordados intrincados. Caligrafia, a criação de arte sacra de letras árabes, palavras e versos ("suras") do Alcorão aparecem na arte islâmica e artesanato feitos de todos os materiais. Cerâmicas decorativas, incluindo azulejos, jogos de chá, conjuntos de café e travessas, são usados ​​e exibidos em casas muçulmanas. A arte da gravura em cobre, latão e prata, muitas vezes usando camadas de metal para variação de cor, alcança seu mais alto requinte no mundo islâmico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível