Mais
×

Como escolher as cores de tinta certas para um escritório

Atualizado em 17 abril, 2017

Escolher uma cor para o seu escritório, seja em casa ou na empresa, pode ser subjetivo, dependendo da sua personalidade e gosto. Mas a análise de certas características do escritório e o planejamento facilitam o processo de escolher uma cor. É importante considerar diferentes fatores antes de fazer a escolha. Por exemplo, a cor da tinta pode fazer um cômodo parecer menor, maior, mais quente ou mais frio. Em última análise, porém, o tom que você usa para pintar seu escritório é uma escolha pessoal. Selecione cores de que você goste.

Instruções

Escolher uma cor para o seu escritório é uma decisão importante (Alexandr Jolobov/iStock/Getty Images)
  1. Observe o tamanho do seu escritório. Se você quiser fazer com que o cômodo pareça maior, escolha branco ou cores mais claras. Um teto branco também faz com que o quarto pareça maior. Se o espaço parecer grande e frio demais, cores mais escuras podem fazê-lo aparentar ser mais quente.

    Paredes brancas podem fazer um escritório parecer maior (Darko Jagodic/iStock/Getty Images)
  2. Considere sua personalidade ao escolher uma cor para o seu home office ou para o ambiente que você está tentando criar para um escritório corporativo. Se você quiser transmitir uma sensação de energia e paixão, escolha cores quentes: de amarelo até amarelo-verde. Se você preferir um efeito calmante, escolha cores frias: de verde a vermelho-violeta.

    O vermelho transmite a sensação de paixão (severija/iStock/Getty Images)
  3. Determine que tipo de iluminação seu escritório tem ou terá. Lâmpadas incandescentes criam um brilho mais quente do que as fluorescentes ou a luz natural. Se seu escritório receber muita luz natural, cores vibrantes podem ser ofuscantes demais.

    Cores vibrantes num cômodo claro podem ser dominantes demais (Peter Zvonar/iStock/Getty Images)
  4. Verifique se o escritório é visível a partir de outros cômodos na sua casa. Se for, escolha uma cor que mantenha a continuidade com o esquema de cores da casa. Para um escritório corporativo, você também vai querer manter um tema cromático coeso em todo o prédio, andar ou grupo de aposentos.

    Mantenha um tema coeso (Alexandr Jolobov/iStock/Getty Images)
  5. Depois que você tiver diminuído o número de opções, leve as amostras de tinta até o escritório. Você também pode comprar uma pequena quantidade de tinta (a maioria das lojas de tinta pode misturar uma amostra) e pintar uma placa de amostra ou uma área quadrada, de 60 cm, em uma das paredes.

    Leve as amostras ao escritório (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  6. Observe as amostras de tinta em diferentes horas do dia, com e sem luzes, dependendo de quando você vai usar o escritório. Note como a luz afeta a cor.

    Observe as amostras em diferentes horas do dia (Monkey Business Images/Monkey Business/Getty Images)
  7. Aproxime as amostras de tinta dos móveis, cortinas e outros acessórios para ver se você gosta das combinações de cores.

    Aproxime as amostras dos acessórios (Don Mason/Blend Images/Getty Images)
  8. Se você não quiser se comprometer com uma certa cor, escolha o branco ou tons de cinza e bege para as paredes e teto. Depois, se quiser, você pode introduzir cores nos seus móveis e acessórios

    O bege é uma boa cor neutra (michaeljung/iStock/Getty Images)

Dicas

  • Dedique algum tempo para tomar esta decisão.
  • Experimente várias cores e viva com elas por alguns dias antes de fazer a escolha final.
  • A pintura é um comprometimento de tempo e dinheiro, mas não é permanente. Você sempre pode pintar novamente, seja logo depois ou mais para frente.

O que você precisa

  • Amostras de tinta
  • Disco de cores (opcional)
  • Placa de compensado de 60 por 30 cm ou outra placa rígida que possa ser pintada
  • Pincel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article