Como escolher o óleo do motor para áreas de clima quente

Escrito por chuck brown | Traduzido por eduardo gama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escolher o óleo do motor para áreas de clima quente
O intervalo de troca do óleo pode variar dependendo de onde e como você dirige (vehicle maintenance list and tools image by Warren Millar from Fotolia.com)

Escolher o óleo certo para o seu motor é crucial quando você vive em um clima quente. Qualquer um que conheça um pouco sobre veículos sabe que o óleo é a alma do motor. A lubrificação protege as partes internas e reduz a fricção que desgasta o motor. O óleo muito grosso ou muito fino para chegar até os menores cantos do motor é inútil, e também oferece um falso senso de segurança. O dono, que pensava estar cuidado corretamente dele, é então surpreendido na hora de fazer reparos sérios ou trocas no motor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Observe a temperatura ambiente de onde você vive. Procure verificar a previsão do tempo e o histórico. Tenha certeza de que sua área seja realmente classificada como de clima quente. Utilize um óleo para climas quentes se sua temperatura for realmente a de uma zona de temperatura quente.

  2. 2

    Analise sua direção. Categorize suas viagens como de curta, média ou longa quilometragem. Pense sobre o terreno no seu trajeto usual. Ele é suave, liso, reto e pavimentado por todo o caminho, ou se parte dele é esburacado, de terra ou chão batido com sobe e desce de montanhas?

    Como escolher o óleo do motor para áreas de clima quente
    Longos trajetos diários são melhores para seu motor do que curtos e com muitas paradas (luxury silver sport vehicle SUV car on road isolated 4x4 image by alma_sacra from Fotolia.com)
  3. 3

    Verifique a quilometragem do seu veículo e sua idade. Os veículos mais velhos têm diferentes necessidades de lubrificação do que veículos mais novos. Os motores mais novos são construídos de maneira mais compacta, significando menor espaço entre as partes internas móveis. Escolha um óleo mais fino para esses motores.

  4. 4

    Leve em consideração a velocidade que você normalmente dirige. Pense sobre o fato de que as velocidades mais elevadas fazem o óleo aquecer mais e mais rapidamente. Os trajetos longos em velocidades altas afetam diretamente na escolha do óleo.

    Como escolher o óleo do motor para áreas de clima quente
    Velocidade também impacta no consumo (black car on the road image by Ivan Hafizov from Fotolia.com)
  5. 5

    Leve em consideração todos os fatores ou passos citados. Foque sua escolha nos óleos multiviscosos que são os mais recomendados pela indústria para climas mais quentes. Escolha o respeitado óleo 10W30 ou o 10W40 para seu veículo mais antigo em um clima mais quente. Escolha um óleo com menos viscosidade, como 5W20 ou 5W30, para veículos mais novos.

  6. 6

    Verifique o manual do proprietário em primeiro lugar. Compre e utilize apenas óleos nas faixas recomendadas pelo seu manual. Não faça experimentos com óleos fora da faixa recomendada para seu motor pelo fabricante.

    Como escolher o óleo do motor para áreas de clima quente
    Óleos mais finos são os indicados pelos fabricantes de hoje (moteur image by Secret Side from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Multiviscosidade significa a faixa de densidade que o óleo é capaz de acomodar conforme a temperatura muda.
  • Tenha certeza de comprar um óleo fino o suficiente para revestir rapidamente na partida, já que essa é a hora onde o maior desgaste acontece. Isso acontece quando as partes não lubrificadas esfregam umas nas outras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível