×
Loading ...

Como escolher o tamanho da bola de futebol

Como em qualquer esporte, escolher o tamanho adequado dos acessórios para jogar futebol é muito importante. Isso inclui a bola, já que é feita em três tamanhos diferentes. Se você estiver treinando um time de futebol infantil ou começando a fazer parte de um time de futebol de salão para competições amistosas, necessitará de uma bola adequada para treinar. Além de verificar qual tipo de costura, material ou marca escolher, familiarize-se com as recomendações de tamanho antes de comprar uma.

Instruções

O tamanho é um aspecto importante na bola de futebol (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Verifique se existe algum regulamento sobre o tamanho da bola que você ou seu filho devem usar. Ainda que existam normas de tamanho e idade, os equipamentos escolares ou de futebol de salão podem ter que respeitar certas diretrizes.

    Loading...
  2. Quando estiver preparado para a compra, visite uma loja de produtos especializados em futebol. Nela, oferecem uma gama variada de tamanhos, estilos e preços, além de vendedores que entendem sobre o tema e podem responder suas perguntas.

  3. Escolha o tamanho 3 se for comprá-la para uma criança menor de oito anos. Ela pesa cerca de 300 g e possui 60 cm de circunferência. Essa bola menor é ideal para começar campeonatos juvenis, já que ela é leve e as crianças podem controlá-la mais facilmente.

  4. Compre no tamanho 4 se os jogadores tiverem entre 8 e 12 anos. A bola pesa cerca de 350 g e tem aproximadamente 65 cm de circunferência. Esse tamanho é uma boa opção para crianças menores.

  5. Escolha uma bola de tamanho 5 se estiver comprando para crianças acima de 13 anos ou adultos. Nas normas das competições internacionais, o número 5 pesa entre 400 e 450 g e possui entre 68 e 70 cm de circunferência.

  6. Compre uma bola pequena (tamanho 2 ou 3) para que crianças maiores ou adultos possam treinar. Aprender a virar, driblar ou fazer passes com uma bola pequena aumenta a agilidade, e essas habilidades podem ser facilmente transferidas para uma bola maior durante um jogo.

Loading...

Dicas

  • Compre uma bola de futebol inspecionada e aprovada pela Fifa. Essa associação rege as normas de qualidade, durabilidade e design das bolas de futebol.

Aviso

  • Não escolha uma bola grande para ser usada pelo seu filho até que ele cresça, já que ele não poderá controlá-la apropriadamente, além de existir o risco dele se machucar. Da mesma forma, se um jogador treinar com uma bola muito pequena, terá dificuldades para controlar uma maior durante um jogo.

Referências

Loading ...
Loading ...