×
Loading ...

Como escrever cartas semi-formais

Atualizado em 17 abril, 2017

Escrever uma carta semi-formal para se dirigir a uma pessoa ou empresa é uma maneira respeitosa de se comunicar. O layout desse tipo de carta fornece informações de contato importante para o receptor e ao mesmo tempo passa a sua mensagem efetivamente. As cartas semi-formais permitem que você use um esboço de uma carta formal sem precisa segui-la exatamente. Você pode improvisar e reorganizar o layout para se adequar à situação ou a finalidade de sua carta.

Instruções

Considere digitar cartas semi-formais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Considere digitar a carta semi-formal de modo que suas palavras sejam legíveis e o layout seja simétrico. Não se preocupe com o número de espaços entre cada seção ao escrever uma carta semi-formal, mas não se esqueça de não misturar as informações.

    Loading...
  2. Coloque seu endereço de retorno no canto superior direito da página para que a pessoa para quem você está se dirigindo saiba para onde enviar a resposta. Coloque a data em ambos os lados da página para que o destinatário saiba quando você escreveu a carta. Isso é benéfico para o destinatário ver, assim ele poderá responder em tempo hábil.

  3. Dirija-se ao destinatário como "Sr." se estiver escrevendo para um homem. Se o destinatário for do sexo feminino, dirija-se a ela como "Sra". Se você não sabe se o destinatário é homem ou mulher, comece a sua carta com: "À quem possa interessar".

  4. Escreva a sua mensagem para o destinatário na área abaixo da saudação. Fale do problema, situação, elogios ou outra finalidade da carta no primeiro parágrafo de abertura. Elabore detalhes a respeito de sua correspondência nos parágrafos a seguir, se necessário.

  5. Use um corretor ortográfico ou um dicionário para determinar a grafia correta das palavras que são mais comuns possuírem erros ortográficos. Evite escrever uma carta que repita a mesma informação durante toda ela ou que seja longa e demorada de ler.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...