Como escrever um diário de bordo da maneira certa

Escrito por karie lapham fay | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um diário de bordo da maneira certa
Seu diário de bordo o informa quando é hora de trabalhar - e quando é hora de dormir (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Se você dirige um trailer (chamado de "semi", ou geralmente de "grande caminhão", no mundo dos caminhoneiros), precisa escrever um diário de bordo. Enquanto algumas companhias usam diários de bordo sem papel, onde você pode inserir suas informações num computador, é essencial para todo motorista de caminhão saber como manter um registro escrito. Você pode comprar diários de bordo aceitáveis para o Departamento de Transportes, tanto encadernado quanto de folhas soltas em qualquer parada para caminhões, ou seu empregador providenciará um para você. Embora os diários de bordo possam variar um pouco, qualquer diário de bordo produzido que seja comercializado é aprovado pelo Departamento de Transportes.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Você precisa de:
  • Um diário de bordo
  • Régua ou uma superfície reta
  • Caneta preta ou azul
  • Calculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra seu diário de bordo. Certifique-se de que está sentado confortavelmente em um lugar onde possa escrever e preencher os formulários ordenadamente, além de desenhar as linhas no gráfico mostrando as suas atividades diárias. As categorias de atividades são: "De folga", "Adormecido", "Dirigindo" e "Em serviço (sem dirigir)"

  2. 2

    Preencha as informações básicas no topo da página do diário de bordo no começo do dia. Escreva a data, seu nome e o nome do co-piloto, se for o caso, o número do caminhão e o número do baú. Inclua também seu número de funcionário e o número do seu carregamento junto com outras informações. Nunca deixe áreas em branco no seu diário de bordo.

  3. 3

    Comece a marcar seu registro ou à meia-noite ou quando você começar a trabalhar, após 34 horas de folga (chamado de "reinício"). Use a régua para desenhar uma linha horizontal através da área gráfica que corresponde ao que você está fazendo. Pare na hora em que você troca de atividade. Por exemplo, se você dormiu de meia-noite até as 5 da manhã, marque uma linha do começo (meia-noite) até as 5 da manhã no espaço marcado como "adormecido".

    Como escrever um diário de bordo da maneira certa
    Manter um diário de bordo, digital ou não, é muito importante para estabelecer uma rotina de trabalho (Comstock/Comstock/Getty Images)
  4. 4

    Faça as mudanças no seu status desenhando linhas verticais, para cima ou para baixo, para mover a linha to tempo até o seu novo afazer. Se você faz uma inspeção pré-viagem que dura 15 minutos, como exigido por lei, às 5 da manhã, por exemplo, desça até a categoria de "em serviço (sem dirigir)" e trace uma linha que ocupe esses 15 minutos. Siga as regras das horas de serviço quando estiver trabalhando e preenchendo o seu diário de bordo.

  5. 5

    Sempre que você fizer algo, anote onde está nas linhas de "anotações". Essas linhas ficam abaixo do gráfico de afazeres e você deve escrever o local acima da linha e o motivo embaixo. Por exemplo, você pode escrever "Little Rock, Arkansas" e "Café da manhã", e também pode usar os marcos de quilometragem e números de saída ou outras descrições identificáveis da sua localização.

    Como escrever um diário de bordo da maneira certa
    Um registro preciso e o seguimento das suas horas de serviço à risca tornam as estradas mais seguras (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  6. 6

    Continue anotando todas as atividades imediatamente após elas acontecerem, parando apenas quando estiver de folga para outro reinício. Use cada página em sequência em seu diário de bordo conforme continuar trabalhando. Nunca arranque uma página do seu diário de bordo — isso causará problemas com o Departamento de Transportes.

  7. 7

    Registre as horas totais para cada serviço na sua folha de trabalho. Certifique-se de usar uma calculadora para evitar erros. Assine o diário de bordo quando você acabar.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de que você conhece e segue as suas horas de trabalho. Essas regras, em vigor desde 2004, ditam que você pode dirigir até 11 horas após passar 10 horas seguidas de folga. Você pode passar até 3 horas trabalhando (sem dirigir), mas o tempo total não pode ultrapassar 14 horas em um período de 24 horas. Além disso, não é permitido dirigir mais que 60 horas em um espaço de 7 dias ou 70 em um espaço de 8 dias. Fique atento a mudanças nos regulamentos. Manter seu diário de bordo organizado e ordeiro é um cartão de visitas para você como um motorista profissional. Isso vai refletir bem na sua companhia e com o Departamento de Transportes se seus diários forem inspecionados.
  • Existem penas para quem falsifica diários de bordo. As penalidades exatas podem variar de local para local, mas podem resultar em multas de algumas centenas de reais e até mesmo períodos curtos de reclusão em um penitenciária. Além disso, se uma companhia forçar um motorista a falsificar um diário de bordo, as penas podem ser ainda mais severas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível