on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever números e letras ao contrário

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Durante anos, Leonardo da Vinci manteve seus cadernos com um código moderadamente simples — escrevendo letras e números ao contrário. Siga esses passos para aprender como escrever letras e números ao contrário. Na verdade, talvez você descubra que sua escrita normal fica mais clara porque você já tem uma boa noção sobre a formação das letras e dos números.

Instruções

Aprenda a escrever letras e números ao contrário (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)
  1. Escreva o alfabeto, de letras maiúsculas e minúsculas, e os números, 1 a 10, com a sua escrita mais legível. Faça letras e números com aproximadamente 1,25 cm de altura para praticar e dê espaço entre elas com a mesma distância em centímetros. Escrever letras menores fica mais fácil com a prática. Use a tabela de escrita como referência enquanto estiver escrevendo — todos tomamos atalhos quando escrevemos, mas é difícil lembrá-los quando se trabalha ao contrário.

    Loading...
  2. Segure o espelho pequeno para que você possa destacar uma letra ou número no papel de cada vez. Isso significa colocar seu papel na mesa e deixar o espelho quase que perpendicular ao papel, no lado esquerdo ou direito da letra. Em um pedaço de papel separado, copie o que você enxerga no espelho, não o que vê no papel. Se você se perder, coloque a tabela na mesa e segure o espelho para destacar a letra em questão. O espelho irá reverter não apenas a letra, mas também as pequenas setas que mostram como formá-la. Você pode copiar as direções que você deveria estar seguindo.

  3. Após copiar todas as letras e números, largue o espelho e use a página escrita a partir dele para copiar. Em um pedaço de papel separado, copie o que está na página que acabou de escrever. Devagar, você começará a achar isso mais fácil de fazer. Letras mais difíceis (Q maiúsculo, b minúsculo, d, j, k e q, e 2, 3, 6 e 9 parecem ser os maiores desafios) devem ser tratadas como antes. Estude a tabela de escrita, lembre-se das direções que deve seguir com seu lápis e pratique até sentir-se confortável.

  4. Volte para as letras e números que parecem lhe dar mais problemas. Se estiver tendo problemas, monte um espelho grande onde você possa ver a parte superior do seu corpo. Vá até seu quadro negro e use o giz.

  5. Encare o espelho. O objetivo é escrever letras e números grandes para que uma pessoa no espelho possa ler corretamente. Usando seu braço inteiro, escreva uma letra ou número de forma que apareça no lado legível direito do espelho. Por exemplo, para o número 5, vire o braço a nível do peito da esquerda para a direita. Traga o braço para baixo para fazer uma linha na metade do tamanho da primeira. Agora, use seu braço para fazer um semi-círculo embaixo da primeira linha. Escrevendo ao contrário, você acabou de fazer um 5 que consegue ler no espelho.

  6. Faça isso várias vezes no espelho até se sentir confortável em repetir os movimentos. Agora, escreva no quadro negro com o giz. Faça bem grande e repita. Depois, faça um pouco menor. Repita, diminuindo as letras ou números cada vez. Passo a passo, você conseguirá chegar ao tamanho apropriado para o papel.

  7. Faça testes escrevendo algumas palavras. Você precisa começar no lado direito do papel e ir até o lado esquerdo. Veja com seu espelho.

Loading...

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Um espelho pequeno
  • Tabela de escrita manual (impressa, não cursiva)
  • Um espelho grande (opcional)
  • Quadro negro (opcional)
  • Giz (opcional)
Loading ...
Loading ...