Mais
×

Como escrever um tratamento de roteiro

Todo mundo sabe o que é um roteiro, mas se você quer ser levado a sério como roteirista, precisa saber o que é um tratamento, para que ele serve e como escrever um. Apesar do roteiro ser quase sempre necessário para que seu sonho saia do papel, geralmente é o tratamento que lhe leva a uma entrevista com um produtor ou representante de um estúdio.

Instruções

O tratamento é essencial para vender um roteiro (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Saiba o que é um tratamento. Reduza qualquer roteiro detalhado aos seus componentes básicos e você terá basicamente um conto. Um tratamento deve parecer exatamente com um conto. Não existem regras exatas a respeito do tamanho: alguns tratamentos têm uma página, outros podem ter mais de 25. A melhor maneira é criar três tratamentos de tamanhos diferentes, cada um contendo mais detalhes. O clima do conto deve ser o mesmo do roteiro. Se você estiver escrevendo uma comédia romântica, deve usar um estilo mais leve que se estivesse escrevendo um filme noir.

  2. Escreva o tratamento no tempo presente, com o mesmo afinco e estilo que usaria se estivesse escrevendo um conto. Em outras palavras, em vez de escrever "Jack Torrance pegou um machado e quebrou a porta para gritar 'Aqui está o Johnny'", você deve escrever "Jack Torrance pega seu machado, faz um buraco na porta do hotel grande o suficiente para passar sua cabeça e anuncia sua presença com um enérgico 'Aqui está o Johnny'".

  3. Divida o tratamento em parágrafos, como um romance, em vez do formato restrito que é obrigatório no roteiro em si. Não recue a primeira linha de cada parágrafo, mas alinhe à esquerda. No fim de cada parágrafo, deixe um espaço a mais. O tratamento também deve ter espaço simples.

  4. Observe a diferença entre um tratamento e uma sinopse. Uma sinopse é um resumo simples da história com os maiores destaques do roteiro. Um tratamento é bem mais expansivo e deve incluir muito mais informação, assim como ser mais interessante de ler. A melhor maneira para diferenciar os dois é que uma sinopse conta o que acontece no roteiro, mas um tratamento tem a intenção de vender o roteiro. Ao escrever um tratamento, lembre-se que, além de mostrar do que se trata a história, você precisa escrever com a intenção de torná-la o mais vendável o possível.

Aviso

  • Não escreva termos técnicos cinematográficos e instruções no tratamento. Escreva de forma simples, como se estivesse contando uma história, em vez de apresentar um conjunto de instruções de atuação e ângulos de câmera.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article