Mais
×

Como escurecer as cores de azulejos de porcelana

Atualizado em 21 novembro, 2016

Porcelana é feita por meio de uma mistura de pequenas pedras e argila comprimida, cortadas em pedaços e cozidas no forno. O azulejo finalizado é, então, coberto com um verniz grosso que sela a superfície, protegendo-o da exposição de radiação ultravioleta, umidade, terra, poeira e sujeira. Apesar de esse verniz ajudar a criar um material para o piso que é de desgaste difícil e duradouro, também torna mais difícil mudar sua aparência. Para escurecer os azulejos e mudar o visual de um quarto, o verniz de proteção deve ser primeiramente removido e os materiais tratados com uma substância que se ligará na pedra, dando ao produto final um tom mais escuro e profundo.

Instruções

O contato com o sol pode dar um visual lindo, mas a exposição intensa pode causar o desgaste dos azulejos de porcelana (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Lave os azulejos com uma solução feita com 1 xícara de detergente para lavar roupas e 1/2 xícara de amônia pura em 4 litros de água quente. Esfregue com cuidado com uma escova de cerdas de náilon, enxágue com água limpa e enxugue com uma toalha limpa. Isso deve retirar a maior parte das ceras de proteção e selantes.

  2. Cubra qualquer resto de verniz com várias camadas de papel toalha. Cuidadosamente coloque o removedor de unhas à base de acetona nesses papéis, até que o material esteja completamente saturado. Deixe agir por 15 minutos, depois enxágue e seque.

  3. Passe café ou chá prontos com uma esponja nos azulejos. Espere até que sequem e então passe um pano limpo, para retirar qualquer excesso de líquido e repita até que a cor desejada seja atingida. Para uma mancha avermelhada, use uma mistura para suco, pasta de tomate, vinho tinto, ou suco de fruta sem açúcar.

  4. Passe uma camada fina de selante natural para pedra nos azulejos para preservar a nova cor.

Dicas

  • Para deixar os azulejos de porcelana sempre com o melhor visual, varra o chão com frequência e lave-os com um esfregão de esponja mergulhada em uma mistura de 1/2 xícara de bórax e 4 litros de água morna.

Aviso

  • Aplique os solventes e as misturas nas áreas menores. Segundo Michael W.D. Smith, gerente de produção da Premier Exhibits, depois de o azulejo ter sofrido a ação da acetona, o material que está por baixo absorve rapidamente qualquer líquido a que ficar exposto, entretanto, após ter sido absorvido, é muito difícil, se não impossível, de removê-lo.

O que você precisa

  • Detergente para lavagem de roupa
  • Amônia pura
  • Escova de cerdas de náilon
  • Papel toalha
  • Removedor de unha à base de acetona
  • Pó de mistura para café ou chá
  • Selante para pedra
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article