×
Loading ...

Como fazer um espantalho de lata

Atualizado em 17 abril, 2017

Os espantalhos são símbolos tradicionais da colheita e também uma maneira eficaz para impedir que pássaros se alimentem de plantas de jardim. A origem do espantalho tem mais de 3000 anos. Estes objetos de forma humana foram achados na Grécia e no Egito antigos. Os gregos esculpiam seus espantalhos de madeira. Espantalhos tradicionais do Japão são montados ao se pendurar roupas em duas barras montadas em formato de cruz. Hoje em dia, esses bonecos são comumente achados em quintais e montagens de datas comemorativas, com operações campestres mais elaboradas dependendo de métodos mais avançados de afastar os pássaros da plantação.

Instruções

Qualquer lata pode ser reutilizada para fazer um espantalho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Organize as latas e objetos de metal na forma aproximada de seu espantalho sobre uma superfície metálica lisa. Use latas menores para braços e pernas, e as maiores para o torso e a cabeça. Se você tem formas de bolo disponíveis, tente usá-las como chapéu ou colocá-las entre o tronco e as pernas. Tampas metálicas podem ser usadas como partes da face, dedos ou decoração. Cole quaisquer peças menores de metal usando a pistola de cola quente. Quando estiver satisfeito com os contornos do espantalho, rabisque seu desenho em uma folha de papel.

    Loading...
  2. Faça buracos no centro de cada lata usando uma furadeira. Caso não tenha a ferramenta disponível, buracos também podem ser feitos ao martelar um parafuso no metal e então removê-lo.

  3. Amarre a fita em torno da ponta de um pedaço de barbante para formar uma ponta mais fácil de passar pelos buracos. Trance o barbante pelo tronco e pela cabeça, e dê um nó no topo da cabeça. O barbante deve ser cortado na parte mais baixa do torso, deixando um comprimento de aproximadamente 30 cm.

  4. Amarre a fita em outro pedaço de barbante e trance-o através das latas que formarão um dos braços. Dê um nó no fim da mão e deixe aproximadamente 30 cm soltos na ponta do ombro. Repita este passo com o segundo braço. Ligue os braços ao corpo dando nós nas pontas dos ombros e no barbante solto entre tronco e cabeça.

  5. Amarre as pernas do espantalho da mesma maneira usada para trançar os braços. Para as pernas, o barbante extra deve se estender a partir da ponta das pernas mais próxima dos quadris. Ligue as pernas ao corpo dando um nó neste barbante extra que sobrou do fim do tronco.

  6. Coloque uma cadeira na área do quintal onde seu espantalho fará o trabalho e monte-o nela. Use barbante para amarrará-lo à cadeira na altura do pescoço e sob o tronco. Também é possível usar gravetos ou estacas para pregá-lo. Se você não tem uma cadeira sobrando ou prefere seu espantalho em pé, coloque mais um laço de barbante ou um gancho próximo ao topo da cabeça do boneco e pendure-o em um galho de árvore.

Loading...

Aviso

  • Tenha cuidado ao trabalhar com latas metálicas. As suas bordas podem ser muito afiadas, bem como as bordas de quaisquer buracos furados nas latas.

O que você precisa

  • Latas de alumínio de diferentes tamanhos
  • Metal reciclado (tampas de garrafa e formas de bolo)
  • Pistola de cola quente (opcional)
  • Papel
  • Lápis
  • Furadeira elétrica ou martelo e chave de fenda
  • Barbante
  • Fita
  • Lâmina de barbear
  • Chapéu (opcional)
  • Cadeira para espantalho

Referências

Loading ...
Loading ...