Especificações do Perkins 6354 Turbo

Escrito por tim mcquade | Traduzido por rodrigo da silva
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O 6354 foi um motor a diesel pesado produzido pela Perkins. Utilizava um desenho simples de seis cilindros, ou seja, os cilindros foram dispostos em uma linha reta, e não em forma de "V". O motor tinha uma cilindrada de 5,7 litros. Embora tenha sido fabricado pela primeira vez na década de 1960, sua produção durou vários anos.

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Especificações do motor

O Perkins 6354 tinha um deslocamento total de 354 centímetros cúbicos. Um diâmetro e um curso de 3,875 por 5 polegadas, enquanto que a taxa de compressão estava na grandeza de 16 por 1. O motor rodava a 2.800 rpm e tinha uma potência máxima de 120 cv a 2.800 rpm. O torque máximo era de 35,95 kgf.m a 1.750 rpm. O turbocompressor utilizava um projeto de refrigeração a ar.

Design

Vendo que a empresa tinha uma lacuna na sua linha de motores médios, a Perkins projetou o 6354. O motor tinha algumas características de design notáveis​​. Por exemplo, ele era equipado com um pequeno eixo secundário impulsionado pelas engrenagens de distribuição, bem como uma nova bomba de óleo que era conduzida por um eixo pena. De acordo com a Allpar, "A vantagem disso era ser capaz de rodar equipamentos auxiliares como compressores e bombas de velocidade do motor com engates simples".

Outra característica notável do projeto foi o uso de um eixo de comando baixo com mais varetas e com uma caixa de tempo compacta. Isto reduziu o comprimento total do motor, sem comprometer a cilindrada do mesmo. Esta redução do tamanho da máquina fez com que o 6354 ocupasse a mesma quantidade de espaço necessária de um motor V-8 a gasolina. A utilização de uma bomba CAV ajudou a reduzir a poluição emitida.

História do 6354

O 6354 foi o primeiro Perkins de seis cilindros a ter injeção direta de combustível. O motor foi produzido pela primeira vez em 1960 e modificado posteriormente para aumentar a potência em 1962. Em meados dos anos 1960, a versão turbo tornou-se disponível para o equipamento agrícola, industrial e marítimo. Apesar de seu design de qualidade, as vendas americanas do motor diminuíram. O motor foi modificado para aumentar ainda mais o deslocamento de 372 polegadas cúbicas. Na década de 1970, foi escolhido pela Mitsubishi, Detroit Diesel e motores Caterpillar para ser utilizado na linha de caminhões comerciais Dodge/Commer 100. Surpreendentemente, a série de motores 6354 foi fabricada até 1996. Durante seus mais de 30 anos de produção em massa, mais de um milhão de motores 6354 foram produzidos. Em 1998, a Perkins foi comprada pela Caterpillar por R$ 2,6 bilhões.

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