Especificações do Robinson R-22

Escrito por mark d. peters | Traduzido por thiago andre scarani
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A Robinson Helicopter Company, fundada em 1973, possui sua fábrica no sul da Califórnia, onde produz diversos helicópteros, como o R66 Turbine, a série R44 Raven e o R22 Beta II. O protótipo do R22 foi lançado em 1975 e, posteriormente, obteve diversas vezes o recorde de altitude de helicópteros da classe E-1.

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Motor e instrumentos

O R22, que é usado para diversas atividades, como para pastorear gado e patrulhar dutos, utiliza um motor Lycoming O-320 B2C 60, de um único pistão. Este motor produz 160 hp, mas é limitado a 131 hp durante cinco minutos para decolagem, e a 124 hp para operação contínua.

Ele utiliza um painel de instrumentos padrão, de sete espaços.

Velocidade, alcance e peso

Este modelo possui velocidade especificada de 180 quilômetros por hora, ou 112 milhas por hora. Seu teto de serviço é de 14.000 pés (4.260 metros) e possui alcance de 590 quilômetros. Seu combustível é a gasolina de aviação 100LL, a capacidade do tanque principal é de 52 kg de combustível, e do tanque auxiliar é de 28 kg.

O peso deste modelo, vazio, é de 379 kg, e o peso máximo de decolagem é de 621 kg. Ele comporta apenas um tripulante e um passageiro.

Dimensões

Tanto o rotor principal quanto o de cauda utilizam duas pás. O diâmetro do rotor principal é de 7,98 metros, e o do de cauda é de 1,06 metro. A área do disco do rotor é de 46,17 metros quadrados. O R22 mede 2,64 metros de altura e 9,02 metros de comprimento, incluindo a fuselagem de 2,43 metros.

Custos

O R22 está atualmente em produção. De acordo com a tabela de preços de 2011, ele custa, antes da nacionalização, o equivalente a R$ 540.000. As cores sólidas opcionais custam mais R$ 2.000, enquanto a cor preta, sólida ou metálica custa R$ 4.000. A importação acrescenta cerca de 50% a esse preço.

O custo do seguro anual é em torno de R$ 16.000, e os custos fixos de operação, por hora, incluem R$ 102 de reserva para a revisão geral e R$ 106 de custo operacional direto. Com os outros gastos associados, totalizam cerca de R$ 242 por hora. A uma velocidade de cruzeiro de 177 km/h, e um consumo de combustível de 36 litros por hora, a empresa fornece um custo operacional de cerca de R$ 1,56 por quilômetro percorrido.

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