Como fazer uma espiral de Fibonacci no Photoshop

Escrito por rupinder dhillon | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma espiral de Fibonacci no Photoshop
Use uma espiral de Fibonacci para criar uma concha fiel de um caracol (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A série de Fibonacci é uma sequência de números, começando com 0 e 1, na qual cada número é igual à soma dos dois precedentes. A série começa assim: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21. Na natureza, na arte e na arquitetura, a série de Fibonacci é usada para definir como certas formas e estruturas são construídas. Ao entender como criar uma espiral de Fibonacci no Photoshop, você pode criar conchas e fractais com precisão.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Criar a tela de pintura

  1. 1

    Crie uma tela de pintura clicando em "Arquivo" > "Novo". Dê o nome "Espiral de Fibonacci" à tela.

  2. 2

    Selecione "Personalizada" do menu deslizante "Predefinições". Configure a tela de pintura com uma largura de 13 polegadas e uma altura de 8 polegadas. Se as unidades de medida não estiverem em centímetros, selecione "centímetros" no menu deslizante à direita do campo "Largura". Estabeleça a resolução no valor de 72 pixels por polegada.

  3. 3

    Selecione "Branco" do menu deslizante "Conteúdo do Plano de Fundo". Clique em "OK". Uma tela de pintura nova aparecerá.

    Estabeleça as preferências

  1. 1

    Clique em "Photoshop" (Mac) ou "Arquivo" (Windows) na barra de menu e selecione "Preferências" > "Geral" no menu deslizante. A janela de preferências aparecerá. Remova a marca do lado de "Redimensionar a janela durante o zoom" e clique em "OK". Isto evitará que a janela principal seja redimensionada quando você der mais zoom e menos zoom para ver a tela de pintura.

  2. 2

    Clique em "Visualizar" na barra de menu. Selecione "Mostrar" do menu deslizante e clique em "Grade" se não houver uma marca ao lado de "Grade". Aparecerá uma grade na tela de pintura.

  3. 3

    Clique em "Visualizar" na barra de menu. Clique em "Réguas" no menu deslizante se não houver uma marca ao lado de "Réguas". Aparecerão réguas horizontais e verticais nos lados superior e esquerdo da janela da tela de pintura.

  4. 4

    Clique em "Visualizar" na barra de menu. Clique em "Ajustar" se não houver uma marca ao lado da palavra. Isto ativa a função "Ajustar à", que alinha automaticamente os elementos de desenho na grade. Clique em "Visualizar" na barra de menu. Clique em "Ajustar à Grade" se não houver uma marca ao lado do item.

  5. 5

    Clique em "Janela" na barra de menu. Clique em "Informações" se não houver uma marca ao lado da palavra. A janela "Informações" aparecerá -- ela mostra as coordenadas X e Y do seu cursor, além do tamanho das formas que você for desenhando.

    Criar quadrados de Fibonacci

  1. 1

    Adicione uma nova camada à tela de pintura clicando em "Camada" na barra de menu e selecionando "Novo" > "Camada". Coloque como nome "Quadrados de Fibonacci". Selecione "Nada" do menu deslizante "Cor". Clique em "OK".

  2. 2

    Clique no elemento "10% de cinza" do painel de amostras de cor para estabelecer a cor principal. Selecione a ferramenta "Retângulo", que tem esta forma, da barra "Ferramentas". Crie um quadrado de 8 x 8 polegadas no lado esquerdo da tela de pintura usando a ferramenta. Use as réguas horizontal e vertical para controlar o tamanho da forma.

  3. 3

    Clique no elemento "Amarelo RGB" do painel de amostras de cor para estabelecer a cor principal. Crie um quadrado de 5 x 5 polegadas no canto superior direito da tela de pintura usando a ferramenta "Retângulo". Controle o tamanho do quadrado por meio das réguas horizontal e vertical.

  4. 4

    Clique no elemento "Ciano RGB" do painel de amostras de cor para estabelecer a cor principal. Crie um quadrado verde-água de 3 x 3 polegadas no canto inferior direito da tela de pintura usando a ferramenta "Retângulo". Controle o tamanho dele por meio das réguas horizontal e vertical.

  5. 5

    Clique no elemento "Verde Pastel" do painel de amostras de cor para estabelecer a cor principal. Crie um quadrado verde de 2 x 2 polegadas à esquerda do quadrado verde-água usando a ferramenta "Retângulo". Pressione e mantenha o botão do mouse quando o cursor estiver em 8 polegadas na régua horizontal e em 6 polegadas na régua vertical e solte o botão quando atingir 10 polegadas na régua horizontal e 8 polegadas na régua vertical. Use as réguas e a janela "Informações" para seguir a localização do cursor e o tamanho do quadrado.

  6. 6

    Clique no elemento "Violeta Pastel" do painel de amostras de cor para estabelecer a cor principal. Crie um quadrado de 1 x 1 polegada no espaço vazio em cima do quadrado verde usando a ferramenta "Retângulo". Pressione e mantenha o botão do mouse quando o cursor estiver em 8 polegadas na régua horizontal e em 5 polegadas na régua vertical e solte o botão quando atingir 9 polegadas na régua horizontal e 6 polegadas na régua vertical. Use as réguas e a janela "Informações" para seguir a localização do cursor e o tamanho do quadrado.

  7. 7

    Clique no elemento "Vermelho Pastel" do painel de amostras de cor para estabelecer a cor principal. Crie um quadrado de 1 x 1 polegada no espaço vazio em cima do quadrado roxo usando a ferramenta "Retângulo". Pressione e mantenha o botão do mouse quando o cursor estiver em 9 polegadas na régua horizontal e em 5 polegadas na régua vertical e solte o botão quando atingir 10 polegadas na régua horizontal e 6 polegadas na régua vertical. Use as réguas e a janela "Informações" para seguir a localização do cursor e o tamanho do quadrado.

    Criando a espiral

  1. 1

    Selecione a ferramenta "Pincel" na barra "Ferramentas". Selecione o formato redondo com um tamanho de 1 pixel na barra "Opções". Clique no elemento "Preto" do painel de amostras de cor para estabelecê-la como a principal.

  2. 2

    Adicione uma camada à tela de pintura clicando em "Camada" na barra de menu e selecionando "Novo" > "Camada". Dê à camada o nome "Espiral". Selecione "Nada" no menu deslizante "Cor" e clique em "OK".

  3. 3

    Selecione a ferramenta "Caneta" da barra "Ferramentas". Crie um ponto de ancoragem com esta ferramenta clicando no canto inferior esquerdo do quadrado vermelho no sua tela de pintura.

  4. 4

    Crie um ponto de ancoragem clicando no centro do quadrado vermelho e arrastando o cursor para cima em uma linha vertical. Use a grade para localizar o centro do quadrado. Aparecerá uma alça no novo ponto de ancoragem a medida que você arrastar o mouse, indicando um caminho curvo. Solte o botão do mouse quando o comprimento da alça for igual à altura do quadrado vermelho.

  5. 5

    Crie um ponto de ancoragem clicando no canto superior esquerdo do quadrado vermelho. A linha se curva automaticamente.

  6. 6

    Crie um ponto de ancoragem clicando no canto inferior esquerdo do quadrado roxo e arrastando o cursor para baixo em uma linha vertical. Aparecerá uma alça no novo ponto de ancoragem a medida que você arrastar o mouse, indicando um caminho curvo. Solte o botão do mouse quando o comprimento da alça for igual ao dobro da altura do quadrado. Olhe para a grade para controlar o tamanho da alça.

  7. 7

    Crie um ponto de ancoragem clicando no canto inferior direito do quadrado verde e arrastando o cursor para a direita em uma linha horizontal. Aparecerá uma alça no novo ponto de ancoragem a medida que você arrastar o mouse, indicando um caminho curvo. Solte o botão do mouse quando o comprimento da alça for igual ao dobro da altura do quadrado. Olhe para a grade para controlar o tamanho da alça.

  8. 8

    Crie um ponto de ancoragem clicando no canto superior direito do quadrado verde-água e arrastando o cursor para cima em uma linha vertical. Aparecerá uma alça no novo ponto de ancoragem a medida que você arrastar o mouse, indicando um caminho curvo. Solte o botão do mouse quando o comprimento da alça for igual ao dobro da altura do quadrado verde-água. Olhe para a grade para controlar o tamanho da alça.

  9. 9

    Crie um ponto de ancoragem clicando no canto superior esquerdo do quadrado amarelo e arrastando o cursor para a esquerda em uma linha horizontal. Aparecerá uma alça no novo ponto de ancoragem a medida que você arrastar o mouse, indicando um caminho curvo. Solte o botão do mouse quando o comprimento da alça for igual ao dobro da altura do quadrado amarelo. Olhe para a grade para controlar o tamanho da alça.

  10. 10

    Crie um ponto de ancoragem clicando no canto inferior esquerdo do quadrado cinza e arrastando o cursor para baixo em uma linha vertical. Aparecerá uma alça no novo ponto de ancoragem a medida que você arrastar o mouse, indicando um caminho curvo. Solte o botão do mouse quando o comprimento da alça for igual ao dobro do comprimento do quadrado cinza. Olhe para a grade para controlar o tamanho da alça. Se não puder arrastar a alça até a posição correta, dê menos zoom na tela de pintura clicando em "Visualizar" na barra de menu e selecionando "Menos Zoom".

  11. 11

    Marque o caminho com um pincel clicando com botão direito do mouse (Windows) ou mantendo pressionada a tecla Control (Mac) no caminho e selecionando "Caminho do Traçado" no menu deslizante. Selecione "Pincéis" do menu "Ferramentas" e clique em "OK".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível