Qual era o estilo das obras de Matisse?

Escrito por veronica scott | Traduzido por pedro santos
Qual era o estilo das obras de Matisse?

A obra de Matisse apresenta cores vibrantes.

painting image by Linda Brotkorb from Fotolia.com

As obras de Henri Matisse abarcam um dos períodos mais fascinantes da História da Arte. Assim como Picasso, ele trabalhou em várias mídias diferentes e foi um dos primeiros grandes pintores do século XX. Apesar de seu trabalho variar em temas e materiais, seu estilo é aquilo que costuma ser chamado de Fauvismo.

Outras pessoas estão lendo

Fauvismo

O termo “fauve”, que em Francês significa “animal selvagem”, cunhado pelo crítico de arte Louis Vauxcelles, como reação ao trabalho de Henri Matisse e outros artistas, daquilo que ficou conhecido como o Movimento Fauvista na França. Ele os chamou por esse nome por causa das cores brilhantes, pinceladas soltas e temas simples das obras, que faziam com que parecessem selvagens e livres, como se tivessem natureza animal. Apesar de o movimento só ter durado quatro anos, de 1904-1908, o trabalho de Matisse continuou a examinar seus tons e formas ousadas.

Origens do Fauvismo

O Fauvismo tem suas raízes nos movimentos artísticos do Impressionismo e Primitivismo, que foram populares por volta de 1800 e 1900. Os fauvistas tiraram desses movimentos tanto a riqueza de cores da paleta, quanto os movimentos gestuais e a influência das máscaras africanas, com seus traços faciais exagerados.

O estilo de Matisse

As obras de Henri Matisse apresentavam temas comuns, como rostos humanos e figuras, mas, em vez de usar tons de pele e cores realistas, que representassem a realidade, ele usava cores vívidas e incomuns, sugerindo sentimentos e emoções que expressavam como aquele rosto era.

Os recortes de Matisse

Apesar de Matisse ter sido acima de tudo um pintor, ele também era conhecido por seus desenhos, esculturas e gravuras. No fim de sua vida, Matisse ficou doente e tinha que ficar na cama, por isso não podia mais pintar. Em vez disso, ele começou a criar colagens vibrantes com papéis coloridos que ele recortava em formas extravagante, conhecidas como seus recortes. Mesmo sem tinta e tela, seu trabalho tinha traços que eram marca registrada do Fauvismo, como ser colorido e gestual.

O legado de Matisse

A exploração que Henri Matisse fez da pureza da cor e seu desejo de simplificar a arte para fazer dela apenas cores e formas, pode ser apontado como o início da Arte Moderna. Ele declarou: “A cor não nos foi dada para que imitássemos a natureza, mas para que possamos expressar nossas própria emoções”. Esse era um conceito revolucionário, que se tornaria uma noção importante da arte no século XX. Essas ideias influenciaram fortemente o início do movimento Expressionista, como artistas como Pollock e Willem de Kooning, que sentiam que a arte deveria vir de dentro do artista, ser profundamente pessoal e cheia de movimento e vida.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media