Como esvaziar sua mente antes de dormir

Escrito por nico riley | Traduzido por caroline neri
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Como esvaziar sua mente antes de dormir
Lugares confortáveis proporcionam mais calma e menos ansiedade (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Pode ser difícil adormecer quando possui muitos pensamentos passando por sua mente. Muitas pessoas mantêm suas mentes cheias de preocupações sobre o amanhã, prazos, família e outros assuntos. Tudo isso pode deixá-los inquietos e estressados antes de irem para a cama, ao invés de relaxado e tranquilo.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Música relaxante
  • Ioga ou alongamentos
  • Um bom banho morno ou quente
  • Meditação ou oração
  • Um lugar confortável para dormir

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Instruções

    Como esvaziar sua mente antes de dormir

  1. 1

    Não se concentre no que terá de fazer no dia seguinte. Pensar em tarefas futuras e em como solucioná-las só trará preocupação e ansiedade. Isso poderá te manter acordado e interromper sua noite de sono tranquila. Viva apenas o momento presente e faça as coisas sempre um passo por vez.

  2. 2

    Não coma ou beba nada quando estiver perto da hora de ir para cama. Fique longe de bebidas com cafeína, como refrigerantes, chá ou café, e não coma doces que têm uma grande quantidade de açúcar. Consumir alimentos e bebidas com cafeína e açúcar pode te despertar e tornar quase impossível a dormida. Beber muito perto da hora de dormir pode te obrigar a ter que correr para o banheiro durante a noite. Comer determinados alimentos pode causar um desconforto no estômago, já que seu corpo diminui o metabolismo durante o sono, tornando a digestão mais difícil. Você também deve evitar álcool e tabaco antes de dormir, uma vez que podem te atrapalhar a cair em um sono profundo.

  3. 3

    Tome um banho relaxante um pouco antes de deitar. Banhos são muito calmantes e lhe darão um tempo sozinho para apenas desfrutar o momento sem se preocupar com qualquer outra coisa. Sinta-se livre para acender velas perfumadas e adicionar bolhas e sais de banho na banheira, se tiver banheira em casa. Coloque uma música suave tocando ao fundo, se isso te ajuda a relaxar. Deixe sua mente livre enquanto mergulha na banheira. Você merece este tempo consigo próprio.

  4. 4

    Fazer alguns alongamentos de ioga ou outros exercícios leves podem ajudar a relaxar o corpo e a mente para dormir melhor. Estes exercícios não devem causar cansaço. Em vez disso, devem ser calmantes e permitir que libere a tensão de todo o seu corpo. A posição de cadáver na ioga é um ótimo exercício para ajudar a limpar sua mente e relaxar antes de dormir. Apenas deite-se de costas com as mãos ao lado do corpo, com as palmas voltadas para cima e os pés ligeiramente afastados. Feche os olhos e comece a se concentrar em seu corpo a partir do topo de sua cabeça e continue até a parte inferior de seus pés. Estique e solte cada parte do seu corpo enquanto se concentra. Este processo permitirá que seus músculos relaxem. Deixe seu corpo relaxar enquanto se concentra na sua respiração e esvazia sua mente dos problemas e preocupações.

  5. 5

    Tenha tempo para meditar ou orar antes de dormir. Durante este tempo, não se concentre em nenhuma de suas preocupações. Medite e ore pensando em coisas pacíficas em vez de coisas que te estressam. Se existe alguma coisa te incomodou durante o dia, esqueça disso antes de ir para a cama. Perdoe-se por quaisquer erros que pense ter cometido e se concentre nos aspectos positivos do seu dia. Pense em coisas nas quais deve ser grato. Libere todos os pensamentos estressantes através de sua meditação ou oração.

  6. 6

    Tenha um lugar confortável para dormir. Certifique-se de que seu colchão e travesseiros apoiem as costas e pescoço, assim poderá relaxar e ter conforto ao se deitar. Deitar sobre uma superfície desconfortável poderá impedir-te de dormir em paz, porque ficará constantemente se revirando para poder encontrar uma boa posição. Considere começar com um travesseiro de pescoço que apoie tanto o pescoço quanto a coluna vertebral. Durma em um colchão que seja projetado para ajudar a aliviar a tensão, de modo que permita um sono mais profundo e confortável.

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