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Como esvaziar sua mente antes de dormir

Atualizado em 17 abril, 2017

Pode ser difícil adormecer quando possui muitos pensamentos passando por sua mente. Muitas pessoas mantêm suas mentes cheias de preocupações sobre o amanhã, prazos, família e outros assuntos. Tudo isso pode deixá-los inquietos e estressados antes de irem para a cama, ao invés de relaxado e tranquilo.

Instruções

Lugares confortáveis proporcionam mais calma e menos ansiedade (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

    Como esvaziar sua mente antes de dormir

  1. Não se concentre no que terá de fazer no dia seguinte. Pensar em tarefas futuras e em como solucioná-las só trará preocupação e ansiedade. Isso poderá te manter acordado e interromper sua noite de sono tranquila. Viva apenas o momento presente e faça as coisas sempre um passo por vez.

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  2. Não coma ou beba nada quando estiver perto da hora de ir para cama. Fique longe de bebidas com cafeína, como refrigerantes, chá ou café, e não coma doces que têm uma grande quantidade de açúcar. Consumir alimentos e bebidas com cafeína e açúcar pode te despertar e tornar quase impossível a dormida. Beber muito perto da hora de dormir pode te obrigar a ter que correr para o banheiro durante a noite. Comer determinados alimentos pode causar um desconforto no estômago, já que seu corpo diminui o metabolismo durante o sono, tornando a digestão mais difícil. Você também deve evitar álcool e tabaco antes de dormir, uma vez que podem te atrapalhar a cair em um sono profundo.

  3. Tome um banho relaxante um pouco antes de deitar. Banhos são muito calmantes e lhe darão um tempo sozinho para apenas desfrutar o momento sem se preocupar com qualquer outra coisa. Sinta-se livre para acender velas perfumadas e adicionar bolhas e sais de banho na banheira, se tiver banheira em casa. Coloque uma música suave tocando ao fundo, se isso te ajuda a relaxar. Deixe sua mente livre enquanto mergulha na banheira. Você merece este tempo consigo próprio.

  4. Fazer alguns alongamentos de ioga ou outros exercícios leves podem ajudar a relaxar o corpo e a mente para dormir melhor. Estes exercícios não devem causar cansaço. Em vez disso, devem ser calmantes e permitir que libere a tensão de todo o seu corpo. A posição de cadáver na ioga é um ótimo exercício para ajudar a limpar sua mente e relaxar antes de dormir. Apenas deite-se de costas com as mãos ao lado do corpo, com as palmas voltadas para cima e os pés ligeiramente afastados. Feche os olhos e comece a se concentrar em seu corpo a partir do topo de sua cabeça e continue até a parte inferior de seus pés. Estique e solte cada parte do seu corpo enquanto se concentra. Este processo permitirá que seus músculos relaxem. Deixe seu corpo relaxar enquanto se concentra na sua respiração e esvazia sua mente dos problemas e preocupações.

  5. Tenha tempo para meditar ou orar antes de dormir. Durante este tempo, não se concentre em nenhuma de suas preocupações. Medite e ore pensando em coisas pacíficas em vez de coisas que te estressam. Se existe alguma coisa te incomodou durante o dia, esqueça disso antes de ir para a cama. Perdoe-se por quaisquer erros que pense ter cometido e se concentre nos aspectos positivos do seu dia. Pense em coisas nas quais deve ser grato. Libere todos os pensamentos estressantes através de sua meditação ou oração.

  6. Tenha um lugar confortável para dormir. Certifique-se de que seu colchão e travesseiros apoiem as costas e pescoço, assim poderá relaxar e ter conforto ao se deitar. Deitar sobre uma superfície desconfortável poderá impedir-te de dormir em paz, porque ficará constantemente se revirando para poder encontrar uma boa posição. Considere começar com um travesseiro de pescoço que apoie tanto o pescoço quanto a coluna vertebral. Durma em um colchão que seja projetado para ajudar a aliviar a tensão, de modo que permita um sono mais profundo e confortável.

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O que você precisa

  • Música relaxante
  • Ioga ou alongamentos
  • Um bom banho morno ou quente
  • Meditação ou oração
  • Um lugar confortável para dormir
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