Exercícios para pés chatos

Escrito por william bronleigh | Traduzido por nicolle roesner
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Exercícios para pés chatos
Pés chatos, também conhecidos como plano valgo, podem ser uma condição bem dolorosa. Exercícios podem ajudar (feet image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Pés chatos, conhecido pelo nome médico "pes planus", é uma condição onde os arcos do pé caem. Seus arcos, compostos de tendões e ligamentos, são designados a distribuir força e peso da mesma maneira para o seus pés e pernas.

Pés chatos flexíveis, onde o pé ainda possui um pouco do seu arco, é geralmente indolor. O pé chato doloroso é uma condição que sugere anormalidades ou machucados no osso, e é frequentemente dolorosa. Existem vários exercícios que podem aumentar a força de seus pés e diminuir a dor com o tempo.

Tenha certeza de consultar um médico antes de realizar qualquer um dos exercícios.

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Sentado

Existem vários exercícios simples de se sentar que podem ajudar com os pés chatos. Para rolamento ativo dos pés, desenho um O imaginário com o seu dedão do pé -- movimento horário com o pé direito e movimento anti-horário com o pé esquerdo. Pegar objetos com o seu pé é um outro jeito de fortalecer seu arco.

Outros exercícios incluem agarramento, onde você usa seus dedos para segurar o chão e puxar seus pés para frente alguns centímetros por vez, e o fechamento, onde você fecha seu pé de modo que você faça algo como um punho. O encurtamento do pé consiste de segurar o chão com os seus dedos enquanto você tenta inverter seus pés.

De pé

Exercícios de pé incluem levantar o calcanhar onde você levantará as bolas que estiverem nos seus pés. Você também pode ficar de pé nas bordas do pé e alongar seus dedos. Ficar sobre uma toalha e firmar seus dedos também irá fortalecer seus arcos.

Outro exercício consiste em ficar de pé em um pé enquanto você foca em aumentar e diminuir seu arco. Exercícios que alongam o tendão de Aquiles (também conhecido como cabo de calcanhar) pode ajudar os pés chatos.

Andar

Dois exercícios simples consistem em andar em linha reta, bem como antes nas bordas dos pés. Foque em andar com a postura correta durante seu dia a dia; seu calcanhar deve tocar primeiro o chão, seguido pela borda exterior do pé e, finalmente, pela bola do seu pé. Tome nota mental de apontar seus pés para frente e evitar tocar a borda interna do seu pé enquanto caminhar.

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