Exercícios para o monitoramento adequado da rótula

Escrito por m. gideon hoyle | Traduzido por josé moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios para o monitoramento adequado da rótula
A rótula protege a articulação do joelho (Barry Austin/Digital Vision/Getty Images)

A patela (rótula) é um disco de osso que cobre a extremidade inferior do osso da coxa (fêmur) e a extremidade superior da tíbia. Ela protege a articulação do joelho, que conecta esses ossos e também auxilia os músculos da coxa ao mover esta articulação. Em algumas circunstâncias, a patela pode deslizar para fora de sua posição normal (deslocar), causando dor e instabilidade. Uma série de exercícios podem ser realizados para tratar esse estado, caso ocorra.

Outras pessoas estão lendo

Compreendendo a instabilidade da rótula

De acordo com referências, as luxações do joelho normalmente deslocam a patela para fora da perna. Além da dor, você pode experienciar sensibilidade, inchaço e uma rótula extraordinariamente móvel, que você pode mudar de lado a lado com a mão. Se você deslocar o joelho uma ou duas vezes, é provável que fique impossibilitado de andar sem alguma forma de atenção médica. Se experimentar luxações repetidas, pode diminuir seu nível de dor e o estado pode causar instabilidades menores em sua perna. No entanto, lesões na articulação do joelho continuarão mesmo na ausência de desconforto extremo, e você precisará abordar a situação.

Elaborando um programa de exercícios

Consulte o seu médico ou fisioterapeuta antes de iniciar um programa para melhorar a saúde do seu joelho. O fisioterapeuta deverá avaliar a saúde atual do seu joelho e projetar um programa para melhorar os sintomas sem causar ainda mais danos.

Opções de exercícios

Alguns estudos universitários recomendam uma série de exercícios para luxação da rótula (subluxação). O objetivo geral é fortalecer os músculos do quadril e coxa para manter a rótula no lugar. Eles também ajudam a alongar os músculos nas laterais e parte traseira de sua perna. As opções de exercícios disponíveis incluem o tendão do pé e alongamentos da panturrilha, trechos do quadríceps, deitado de lado levantando a perna, perna reta levantada e alongamentos da banda iliotibial, uma extensão de tecido fibroso que se vai do quadril até um ponto logo abaixo do joelho. Certos exercícios para melhorar os sintomas podem ser efetuados com o auxílio de tubos elásticos ou bandas de força especializadas, que incluem exercícios de estabilização do joelho e resistência a extensões do joelho. Seu médico pode também recomendar outras formas de exercício para melhorar o monitoramento de seu joelho, incluindo a bicicleta.

Considerações adicionais

Se seu joelho deslocar apesar de fisioterapia e dos exercícios, seu médico pode recomendar o tratamento cirúrgico para corrigir esses problemas. Normalmente, o objetivo da cirurgia é apertar ou realinhar os tendões anexados ao seu joelho ou para liberar quaisquer tecidos que causem o deslocamento. Consulte seu cirurgião para os detalhes de potenciais opções cirúrgicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível