Exercícios para a síndrome da compressão patelofemoral

Escrito por carolyn lawrence | Traduzido por joão melo
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Exercícios para a síndrome da compressão patelofemoral
Exercícios para a síndrome da compressão patelofemoral (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A síndrome de compressão patelofemoral (SCP) é uma doença comum, que afeta todas as faixas etárias. A SCP é muito semelhante à síndrome da dor patelofemoral (SDP), exceto que os pacientes com SCP muitas vezes apresentam amolecimento da cartilagem da rótula, enquanto os pacientes com SDP têm geralmente dor associada à fricção entre a patela (rótula) e o fêmur (osso da coxa).

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O que é a síndrome da compressão patelofemoral?

A SCP é uma condição articular em que a cartilagem do joelho fica mais mole. Ao contrário da SDP, a dor associada à SCP pode aparecer em vários locais, incluindo na parte anterior, posterior e em todo o joelho ou combinações de localizações. A dor associada à síndrome pode ser aguda ou contínua, mais forte às vezes, e em pontadas pela articulação do joelho. Alguns pacientes notam uma sensação de queimação na área afetada, em conjunto com a dor. A SCP pode ser o resultado de uma predisposição genética, trauma ou uso excessivo da articulação do joelho devido à atividades extremas, como correr.

Por que fazer exercícios para a SCP?

Pacientes com SCP precisam fortalecer os músculos ao redor da área afetada, para aumentar a estabilidade das articulações. Se os músculos são flácidos, não há suporte em que a junta possa se apoiar para o alinhamento. Músculos fracos não estabilizam articulações e podem causar ferimentos. Com a SCP, os pacientes precisam se concentrar no fortalecimento do quadríceps, dos isquiotibiais e dos músculos do quadril. Ao garantir que estes músculos estejam fortes, a articulação do joelho pode contar com eles para o alinhamento adequado. Pacientes com SCP devem fortalecer os músculos ao redor da área afetada para aumentar a estabilidade das articulações.

Agachamento para a SCP

O exercício mais comumente prescrito pelos médicos e utilizado por fisioterapeutas é o agachamento. O agachamento faz com que a conexão entre as articulações do tornozelo, do joelho e do quadril se movimentem juntas em um exercício. Quando um paciente agacha, os músculos do tornozelo, do joelho e das ancas devem trabalhar em coordenação para estabilizar o corpo. Isso ajuda a fortalecer todos os músculos envolvidos, enquanto estabilizam as articulações. Quando os músculos ficam fortes, eles estão mais aptos a manter as juntas em posição, o que resulta em menos dor e compressão na articulação do joelho. O agachamento pode ser realizado com ou sem peso ou resistência, dependendo do nível de aptidão do paciente.

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