Experimentos com calcário

Escrito por krystyna rittichier | Traduzido por joanna riva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos com calcário
A erosão do calcário é observável na natureza (Limestone image by Pamela Uyttendaele from Fotolia.com)

O calcário é uma pedra semi-absorvente naturalmente básica. Experimentos com calcário geralmente são utilizados para explorar as propriedades de um fenômeno prejudicial ao meio ambiente conhecido como chuva ácida. O calcário é eficaz na redução de pequenas quantidades de acidez em líquidos, razão pela qual é utilizado na produção de antiácidos de farmácia.

Outras pessoas estão lendo

Utilizando calcário para tratar chuva ácida

Discuta com crianças os efeitos negativos da chuva ácida na vida aquática. Ensine-os que calcário é geralmente utilizado para ajustar a acidez da água em lagos e lagoas que recebem chuva ácida. Conduza a classe em uma observação dos efeitos do calcário na neutralização de compostos ácidos. Para o composto ácido, misture dois copos de água com uma colher de chá de vinagre. Teste a solução de água ácida com um kit de teste de pH para garantir que o pH está em 4. Se o pH estiver abaixo de 4, adicione uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio até que a leitura se encontre no valor adequado. Se a solução estiver acima do pH 4, adicione uma pequena quantidade de vinagre até que o pH se encontre no valor correto. Marque um dos recipientes como "com calcário" e o outro "sem calcário". Ponha 1/4 de copo de calcário no recipiente adequado e em seguida adicione um copo da solução de água ácida no mesmo. Despeje o outro copo de água ácida no outro recipiente sem calcário. Meça o pH em cada recipiente, registre os dados e cubra os mesmos. A cada dia, por seis dias, agite as soluções e deixe que as partículas se assentem para em seguida registrar os valores de pH. No sexto dia, o recipiente com calcário deve estar neutralizado.

Atividade ácida do calcário

Mostre às crianças como o calcário utilizado em lagos resulta na neutralização da água. Explique-as que o calcário é quebrado pela chuva ácida e produz um subproduto chamado acetato de cálcio. Coloque um copo de vinagre em um lado e pegue outro copo contendo água. Coloque um pedaço de calcário em cada. Observe os efeitos. O calcário no copo com vinagre deve borbulhar e produzir uma camada de acetato de cálcio no fundo, enquanto o calcário na água simplesmente não reagirá.

Teste ácido

Geólogos geralmente determinam quais rochas contêm calcário utilizando um teste ácido. Para conduzir as crianças no experimento, posicione seis diferentes rochas em uma bancada. Certifique-se de incluir calcário e mármore que também contém calcário. Escreva o nome de cada rocha em um pedaço de papel e esconda-o embaixo das mesmas. Realize o teste colocando uma ou duas gotas de suco de limão nas rochas. Observe os efeitos de perto utilizando uma lupa. Ajude os estudantes a determinarem os resultados para ver se eles conseguem adivinhar qual rocha contém calcário.

Porosidade do calcário

Determine se é possível que uma rocha de calcário absorva água como uma esponja. Para este experimento, é útil utilizar também uma rocha que não absorva muita água e outra que absorva. De acordo com a biblioteca do Departamento de Energia dos Estados Unidos, o granito tem uma porosidade de 1%, o calcário uma porosidade de 15% e a pedra-pome uma porosidade de 50%. Separe três recipientes e identifique-os com os nomes de cada uma das rochas. Meça água suficiente apenas para cobrir cada pedra e anote o volume de água utilizado em cada recipiente. Coloque cada pedra no seu recipiente correspondente e espere por 45 minutos. Retire a primeira pedra, permita que a água escorra da mesma e meça a quantidade de água. Anote o valor e confira os outros dois recipientes. Para determinar quanta água foi absorvida por cada pedra, subtraia o valor final pelas medidas iniciais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível