×
Loading ...

Faça um gerador eólico para barcos

Parte do charme de um cruzeiro de longa distância ou de viver a bordo de um barco é o gerenciamento de energia: com dispositivos eletrônicos que consomem uma quantidade específica de corrente por dia, um marinheiro tem que encontrar formas de gerar eletricidade para manter o banco de baterias do barco devidamente carregado. Geradores eólicos que alimentam um alternador são populares, seguros e conseguem energia extra para alimentar os sistemas do barco sem poluir.

Um gerador de energia eólica fornece energia limpa para carregar banco de baterias do seu barco (waiting for wind image by rlat from Fotolia.com)

Escolha dos equipamentos

Certifique-se de todo o equipamento seja capaz de permanecer em um ambiente marinho. Um alternador projetado para um carro, por exemplo, é menos resistente à corrosão causada pela umidade de um lago ou pelos borrifos de água salgada do mar quando comparado com um alternador projetado para um barco. Use materiais leves, como alumínio, para reduzir o peso, e considere o uso de uma cinta em vez de uma corrente, para transferir o movimento de rotação da turbina para o alternador - que será mais fácil de substituir no mar e menos susceptível à perda de eficiência por causa do atrito decorrentes da corrosão nos pinos de metal da corrente.

Loading...

Posicionamento

A maioria dos marinheiros colocam as suas turbinas eólicas para fora da popa - este local reduz a chance de ferimentos causados ​​por uma eventual colisão com as pás rotativas, e é possível que a corda passe pela turbina seja encurtada quando as lâminas estiverem na popa. Se você tiver que fazer um buraco no casco para passar os fios, faça-o bem acima da linha da água e coloque um tampão de latão de fácil remoção para reduzir o risco de inundações. Em um veleiro, evite fazer um furo abaixo da parte do casco que ficará submersa durante as inclinação decorrentes da navegação.

Conectar nas baterias

Instale um regulador de tensão para reduzir as chances de danos às baterias, como sobrecargas ou picos de tensão. Garanta que o circuito de entrada do gerador fique adequadamente isolado das baterias e do resto do circuito, bem como de qualquer linha de transmissão marinha.

Questões de segurança

Não permita que o gerador eólico gire livremente quando não estiver carregando o banco de baterias - não só as lâminas girando sem controle são um risco para a tripulação e para as aves, mas qualquer quantidade transitória de carga que seja produzida pode danificar os componentes elétricos ou as baterias, ou ainda aumentar a risco de corrosão galvânica nos barcos com aterramento inadequado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...