Diferenças entre querosene e óleo diesel

Escrito por faith davies | Traduzido por mariana pelicano

Apesar de tanto o querosene quanto o óleo diesel serem criados durante o processo de refinamento do petróleo bruto, há muitas diferenças que separam os dois tipos de combustível. Essas diferenças refletem diretamente nos usos de cada um.

História

O querosene foi produzido primeiramente para utilização em lâmpadas, pelo Califado Abássida, em 850 d.C., e têm sido usado desde então. O óleo diesel não foi cientificamente documentado nem amplamente utilizado até a invenção dos motores a diesel, em 1892, por Rudolf Christian Karl Diesel.

Estrutura

O diesel apresenta uma estrutura molecular rígida formada por 16 átomos de carbono e 34 de hidrogênio. O querosene, por outro lado, não apresenta uma estrutura molecular configurada e é, na verdade, uma compilação de cadeias de hidrocarbonetos que vão de 12 a 15 átomos de carbono.

Produção

O processo de refinamento de petróleo é feito pelo aquecimento e destilação do petróleo bruto. Durante esse processo, o querosene é produzido primeiro, a temperaturas entre 150 ºC e 275 ºC, enquanto o óleo diesel forma-se mais tarde no processo, a temperaturas entre 200 ºC e 350 ºC.

Custo

O óleo diesel é altamente regulado e caro para refinar e produzir. Sua venda é tipicamente tarifada e seu preço é volátil e baseado nas condições do mercado. Os preços do querosene são tipicamente mais baixos e estáveis e, nos Estados Unidos, sua venda não é tributada.

Usos

O querosene é utilizado para produzir calor e luz, como um ingrediente no combustível para jatos e como combustível para cozinha em países em desenvolvimento. O óleo diesel é usado em uma grande variedade de veículos, incluindo caminhões, trens e alguns automóveis. Pode também ser utilizado para produzir eletricidade, usando geradores a base de diesel, e como óleo de aquecimento.