Faça você mesmo: planos para antenas WiFi omni-direcionais

Escrito por aroncuervo | Traduzido por elton alves ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: planos para antenas WiFi omni-direcionais
antenas omni-direcionais mais longas são mais poderosas (antenna on island image by Alexander Maksimov from Fotolia.com)

Antenas omni-direcionais estão incluídas em cada modem ou roteador wireless. A pequena antena, revestida de plástico envia seu sinal em todas as direções horizontais. Para uso externo, omni-directionals são mais longas e ligadas a uma base magnetizada para uso em acampamentos, bibliotecas, casas de café, e paradas de caminhoneiros. A eficácia da antena WiFi depende do comprimento, usando múltiplos da onda de rádio 2.4Ghz (2400 MHz). Um comprimento de onda completa 2.4Ghz é 4,92 polegadas (12 cm).

Outras pessoas estão lendo

Um projeto fácil com cabo coaxial

O cabo coaxial é um elemento de antena ideal em um projeto FVM, que reveste o cabo em um tubo de PVC. Esta antena tem a vantagem de um comprimento de onda completa, por isso é bom para o uso interno e ao ar livre. Cada um dos oito segmentos coaxiais da antena precisa ser de 43 mm ou 1,69 polegadas de comprimento. Os comprimentos dos fios em ambas as extremidades nuas dos segmentos devem ser de 6 mm, ou 0,24 polegadas cada. O comprimento total dos segmentos dos cabos é igual a 420 milímetros ou 16,54 polegadas. A única exceção é o elemento do fio de extremidade do arame, em que a extremidade aberta do segmento final é 31 mm ou 1,22 polegadas. O cabo que liga ao conector-N pode ter qualquer comprimento, mas 115 milímetros (4,5 polegadas) é o ideal.

Faça você mesmo: planos para antenas WiFi omni-direcionais
cabo coaxial (coaxial cable connection image by Michael Shake from Fotolia.com)

Preparando os segmentos do cabo

Cada comprimento de cabo é soldado a outro para criar o comprimento total da antena. Qualquer pequeno ferro de solda de ponta reta poderá fazer. Um entalhe em V é feito na cobertura do cabo em ambas as extremidades de cada segmento para expor o entrançado de blindagem usando um estilete ou lâmina de barbear. Como alternativa, o elemento de metal coaxial de um segmento é soldado à seção de blindagem do elemento vizinho, e o elemento coaxial do segmento vizinho é soldado à malha de blindagem do segmento que o precede. Um espaço de 3 milímetros deve permanecer entre os segmentos. Isto cria um comprimento total de cabo escalonado em um arranjo para cima/baixo/para cima/para baixo. O segmento final é soldado ao conector-N (macho ou fêmea) que vai fixar o cabo que liga ao computador.

Faça você mesmo: planos para antenas WiFi omni-direcionais
comprimento do cabo (coaxial cable image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Montagem da antena

Deslize a antena coaxial soldada dentro de um tubo de PVC de 55 centímetros de comprimento por 20mm. O ajuste será apertado devido aos segmentos de cabo escalonados. Tape o fio nu/extremidade superior do tubo com uma tampa de PVC, de cortiça, ou tampa de garrafa. Ligue a antena a um cartão WiFi equipado com um conector externo, usando uma trança (reduzindo a cabo) para conectar entre a antena e o cartão WiFi. Posicione a antena na vertical ou horizontal para melhor recepção.

Faça você mesmo: planos para antenas WiFi omni-direcionais
tubo de PVC (tuyaux en pvc image by monregard from Fotolia.com)

Uma nota de cautela

Antenas WiFi transmitem e recebem ondas eletromagnéticas. Muitas coisas operam na faixa não licenciada de 2,4 GHz, como telefones sem fio em uma casa. Antenas mais compridas e mais potentes podem potencialmente interferir em frequências de bandas próximas. Ondas de rádio também podem ser interceptadas. De algum modo, um tipo de protocolo de segurança WEP (Wired Equivalent Privacy) ou SSH (Secure Shell) deve ser usado para proteger o que é enviado e o que está armazenado em seu computador.

Faça você mesmo: planos para antenas WiFi omni-direcionais
Segurança eletrônica (security image by RippaVomBipa from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível