Faça você mesmo projetos de armários e prateleiras

Escrito por r.l. cultrona | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo projetos de armários e prateleiras
É sempre bom ter espaço de sobra em casa (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Guardar objetos é algo que se faz em todas as casas. Estamos constantemente sem lugar para armazenar coisas que não usamos com frequência. Podemos resolver este problema instalando prateleiras ou alguns armários. Felizmente, a construção de prateleiras e armários é algo divertido que você mesmo pode fazer.

Outras pessoas estão lendo

Prateleiras

Na dúvida entre prateleiras ou um armário, as primeiras são provavelmente mais fáceis de serem feitas, mas qualquer coisa que for colocada sobre elas ficará à vista. Se você optar por prateleiras, elas podem ser feitas de praticamente qualquer tipo de material. A madeira será a opção de material mais versátil. É necessário usar pranchas resistentes, como as de 5 cm x 10 cm ou 5 cm x 15 cm para serem os suportes, e madeira compensada resistente de 12 mm ou de 20 mm. Defina a altura em que deseja colocar suas prateleiras e quantas delas vai precisar. O primeiro passo é fixar as pranchas na parede onde as prateleiras ficarão. Você pode fazer isto usando parafusos para madeira que atravessam as pranchas e fixam-se em travas na parede. A seguir, fixe as prateleiras nas pranchas. Elas vão ceder um pouco, mas isto melhorará quando você instalar as barras para suporte frontal. Use pedaços medindo 5 cm x 10 cm, que tenham o mesmo comprimento dos dois lados nas bordas frontais das prateleiras, e parafuse-os em cada uma. Certifique-se de que as junções estejam niveladas e regulares.

Faça você mesmo projetos de armários e prateleiras
Use um material resistente (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Armários

Um armário é basicamente um conjunto de prateleiras com um fundo e uma porta. Porém, para fazê-lo, você não precisará de pranchas de 5 cm x 10 cm ou 5 cm x 15 cm, uma vez que um armário pode ser construído com madeira compensada de 20 mm. O primeiro passo deste processo é fazer uma estrutura constituída de duas peças laterais, um tampo e uma base. A base não deve ficar apoiada diretamente sobre o chão, pois será usada como uma prateleira também. Então, deixe aproximadamente 2,5 cm a mais nas extremidades laterais da base. Quando sua estrutura estiver construída e nivelada, defina onde deseja as prateleiras em seu armário e coloque-as na estrutura. Elas devem se encaixar adequadamente e, por isto, devem ter a mesma largura e profundidade da estrutura. Uma vez que estejam colocadas, coloque em um dos lados um pedaço de madeira compensada que cubra a estrutura completamente, incluindo o pequeno balanço deixado na base, pois ele fornece suporte ao fundo. Finalmente, fixe dobradiças à parte da frente e prenda nelas a porta. As dobradiças irão fixar-se ao interior do armário, fazendo com que a porta tenha um bom funcionamento e dê a você um pouco mais de espaço.

Faça você mesmo projetos de armários e prateleiras
Um armário é basicamente um conjunto de prateleiras (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível