Faça você mesmo sua ponte de jardim

Escrito por randi cardoza | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo sua ponte de jardim
Há pontes para jardins de diversos tamanhos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Uma ponte pode dar um toque bem romântico ao seu jardim. Elas podem ser compradas online, em lojas especializadas e em viveiros, porém os preços são bastante altos. Considere fazer uma ponte você mesmo, seguindo suas próprias especificações. Seu projeto se tornará parte integral do jardim e refletirá sua personalidade.

Outras pessoas estão lendo

Medidas

Tome a medida exata da área onde será colocada a ponte. Recomenda-se o uso de cedro por sua resistência aos cupins e por não atrair outros tipos de insetos. Para simplificar, as instruções a seguir se aplicarão a pontes com parapeitos, retas ou arqueadas, de cerca de 2,4 m de comprimento e 90 cm de largura. As dimensões, no entanto, podem ser facilmente adaptadas.

Ponte plana

Junte com parafusos de madeira três tábuas de 5 x 20 cm com 2,40 m a duas tábuas de 5 x 20 cm, 90 cm de comprimento, unindo o topo e a base das maiores às pontas e ao meio das menores. Faça três furos guias com uma broca de 8 mm e firme a base com arruelas e três parafusos sextavados, usando uma chave de catraca. Remova os primeiros parafusos antes de levar essa estrutura ao local onde será erguida a ponte.

Para o parapeito, use 16 tábuas de 5 x 10 cm, com 45 cm de comprimento. Coloque uma em cima da outra, formando um T, para criar o corrimão. Em seguida, coloque outra tábua no meio, criando um "F", e firme com três parafusos sextavados. Repita o procedimento quatro vezes, certificando-se de que os braços do "F" fiquem invertidos duas vezes para permitir a junção no centro. Prenda os braços de dois desses "F"s prontos, a uma outra tábua de mesmas dimensões, com parafusos de madeira, e deixe espaço o suficiente para prender duas outras dessas tábuas em cada lateral. Prenda as peças remanescentes com parafusos de madeira, e esses corrimões laterais às tábuas de 20 cm com dois parafusos desse mesmo tipo por perna. Antes de colocá-los, faça um furo guia para não empenar.

Faça você mesmo sua ponte de jardim
Eis o parapeito pronto

Ponte com parapeito arqueado

Uma ponte plana pode ser incrementada com uma treliça arqueada ou um parapeito pré-fabricado. Essa treliça pode ser construída com 4 tábuas de 5 x 20 cm, de 45 cm de comprimento, cortadas a um ângulo de 22º e 2 tábuas de 5 x 20 cm, com 1,20 m de comprimento, cortadas a um ângulo de 68º. Use parafusos de madeira para fixar as pontas não cortadas das tábuas de 45 cm a uma com 82,5 cm, a um ângulo que permita aos topos dessa última se alinharem com o topo da de 45 cm. As pontas das tábuas de 45 cm e as da tábua de 1,20 m deverão se encontrar alinhadas à ponta de uma outra de 97,5 cm, e deverão ser fixadas com parafusos sextavados. Aplique novamente essas instruções no meio das tábuas que formam os pés. Corte a treliça ou o painel de forma que se encaixe aos ângulos da ponte, e junte com grampos. Prenda então o parapeito à base, que deverá ser preenchida com tábuas de 90 cm a 1 cm de distância uma das outras.

Faça você mesmo sua ponte de jardim
Eis o modelo do parapeito arqueado

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível