Mais
×

Como fazer uma falsa cascata de pedras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Adicionar um elemento com água, como uma cascata, ao quintal ou à área de piscina cria uma sensação tropical e refrescante; além disso, o som da água corrente é bastante relaxante. Enquanto rochas reais são muitas vezes usadas para criar essas cachoeiras, pedras falsas também são adequadas para esse uso, com a vantagem de serem mais baratas e mais leves, sem deixar de aparentarem ser autênticas. Se a cascata não for parte de uma piscina, mas sim um elemento isolado, uma pequena poça de captação deverá ser incorporada ao projeto, para que a água da cachoeira possa circular em todo o sistema.

Instruções

Faça uma cascata de aparência natural com pedras falsas (the waterfall image by Nadine Castro from Fotolia.com)
  1. Cave um buraco com aproximadamente 30 cm de profundidade e 90 cm de diâmetro para a poça de captação. Faça um pequeno canal na lateral da poça, próximo de onde a estrutura da cascata ficará, com aproximadamente 2,5 cm de largura; ele servirá para esconder a mangueira da bomba d'água.

  2. Forre o fundo do pequeno lago com uma lona apropriada, colocando algumas pedras de rio ao redor das bordas para segurá-la no lugar. Certifique-se de que o canal para a mangueira esteja acessível.

  3. Coloque a mangueira da bomba ao longo do canal, deixando uma sobra de 8 a 10 cm na direção de onde a bomba ficará.

  4. Organize as pedras maiores na beira da lagoa para formar a base da cachoeira. Ao construí-la, pense em uma forma semelhante a uma pirâmide, em vez de um retângulo ou torre. Crie bordas com diferentes níveis, onde a água possa empoçar antes de fluir novamente -- podem-se adquirir pedras falsas com um topo côncavo especificamente para esta finalidade. Lembre-se de que a frente da cachoeira não é o único lado visível; a cascata é uma estrutura em três dimensões, e não uma parede.

  5. Acople a bomba d'água no final da mangueira da poça e no início da mangueira da cascata. Vá passando a mangueira da cascata através do centro da pilha de pedras maiores, à medida que se coloca mais rochas, certificando-se de que ela siga para o topo através do meio dessa pilha. Enquanto for posicionando as pedras, afaste-se e avalie o aspecto da cachoeira de todos os ângulos antes de continuar.

  6. Disponha as rochas lateralmente, para que a cascata aparente ser uma estrutura natural, ao invés de uma torre de pedra, e teste o fluxo de água conectando uma mangueira de jardim na ponta da mangueira da cachoeira, e acionando a torneira. Ajuste a posição de quaisquer rochas que estejam obstruindo o fluxo, ou que estejam impedindo que a água caia no tanque de captação.

  7. Fixe rochas que estejam um pouco instáveis apenas após ter certeza de que a cascata está exatamente como desejada. Observe as orientações na embalagem do cimento para o tempo de secagem e cura do material. Utilize cimentos de fácil mistura, próprios para o uso em casas e jardins; aglomerantes à prova d'água não são necessários, contanto que se aguarde seu tempo apropriado de cura antes de ligar a bomba. A água não afeta a capacidade de fixação do cimento que foi adequadamente seco e curado.

  8. Encha o poço de captação com água e ligue a bomba.

Dicas

  • Se a água estiver jorrando muito alta, ao invés de mexer na estrutura da cascata, coloque uma pequena pedra de rio sobre a abertura da mangueira da cachoeira. Isso fará com que a água flua apropriadamente.
  • Plantas ao redor do lago e em pequenas brechas da cachoeira ajudam a manter um visual natural no projeto.
  • Peixes podem ser colocados no lago, contanto que se use uma bomba d'água com filtro, e que não haja perigo de predadores, como aves ou gatos.

O que você precisa

  • Lona para forro de lago
  • Bomba d'água com mangueira
  • Pedras falsas de vários tamanhos
  • Pedras de rio
  • Mangueira de jardim
  • Cimento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article