Conhecimento

Fatores que afetam o intemperismo

Escrito por mark kennan | Traduzido por isabel ferreira
Fatores que afetam o intemperismo

As rochas na praia estão sujeitas ao intemperismo

Rocks image by Samantha from Fotolia.com

Intemperismo é o termo usado para descrever a quebra de rochas e minerais em sedimentos menores. O mesmo termo é usado para descrever o desmoronamento de grandes pedregulhos e a suavização dos seixos. Duas categorias de intemperismos incluem: o químico, que ocorre quando a estrutura molecular da rocha é alterada; e o físico, que ocorre quando seu tamanho ou sua forma é alterada.

Outras pessoas estão lendo

Formações rochosas

A formação das rochas desempenha um papel significativo na determinação da taxa de desgaste. Quanto mais íngreme a formação rochosa, mais lentamente ocorrerá o intemperismo, porque os agentes não vai assentar nelas. Por exemplo, em uma encosta íngreme, a água vai escorrer mais rapidamente. No entanto, em um terreno plano, a água (pode incluir a chuva ácida) vai acumular e afetar as pedras em uma taxa mais elevada. Além dos efeitos físicos, a água afeta o intemperismo químico. A ligação de íons com as rochas pode alterar a composição química.

Composição da rocha

Os minerais que compõem as rochas são fatores para quão rápido ocorrerá o intemperismo. Certas rochas são mais resistentes do que outras. Por exemplo, o calcário é solúvel em água, significando que. ao longo do tempo, a calcita será desgastada, principalmente em áreas com chuvas fortes. Por outro lado, o feldspato de potássio vira quartzo, que é muito estável.

Ações humanas

Além dos fatores naturais, como formação de rocha e clima, o intemperismo também é afetado pelas atividades humanas. Algumas atividades, como a queima de combustíveis fosseis, têm um efeito indireto. Essa queima leva à chuva ácida, que desgasta as rochas mais rapidamente do que a água neutra. Outras atividades, como mineração à céu aberto, são mais diretas. Ela remove a vegetação e o solo, o que expõe as rochas à chuva e ao oxigênio. O oxigênio reage através da oxidação com muitas rochas formadas no núcleo da Terra, onde ele está em falta.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media