Computadores e eletrônicos

Como usar a ferramenta Caneta no Photoshop CS3

Escrito por david claerr
Como usar a ferramenta Caneta no Photoshop CS3

David A. Claerr

Uma das novas funcionalidades incluídas no Photoshop CS3 é a ferramenta Caneta, um utilitário de desenho que permite a inscrição de linhas baseado em vetores e formas. Uma imagem vetorial é composta de linhas coloridas e formas que podem ser escaladas em tamanho sem perder resolução e que mantêm a capacidade de serem remodeladas e ajustadas depois do desenho inicial. O uso da ferramenta pode ser confuso no início. Ao invés de desenhar linhas contínuas como você faria com uma caneta física, real, a ferramenta Caneta padrão desenvolve de ponto a ponto, com segmentos de linha ou arcos. Os segmentos são ajustados à medida que você avança. Este tutorial irá familiarizar você com os conceitos básicos de formação de imagens com as diversas funções da ferramenta caneta. (Clicar nas imagens em miniatura irá permitir que você visualize as imagens em tamanho real.)

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Adobe Photoshop CS3 Computador com capacidade gráfica e de monitorar

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra um documento em branco no Photoshop, de qualquer tamanho. Localize a ferramenta "Caneta" na barra de ferramentas, que tem um ícone em forma de uma caneta tinteiro à moda antiga. Clique no ícone com o botão esquerdo do mouse, mas mantenha-o pressionado. Você verá uma série de ícones relacionados com as diferentes funções da ferramenta caneta, que estão escondidos debaixo do primeiro ícone da ferramenta Caneta padrão. Pausar qualquer um dos ícones revelará uma caixa de texto com o nome da ferramenta ativada clicando sobre o ícone.

  2. 2

    Olhe para a barra de ferramenta de descrição que aparece logo abaixo da barra de menu principal no topo. Você verá três ícones retangulares com imagens ligeiramente diferentes à direita do ícone da ponta da caneta. Os ícones retangulares representam diferentes modos de desenho. Apenas dois deles, o "Shape Layers Mode" (Modo camadas de forma) e "Paths Mode" (Modo demarcação) operam com a ferramenta Caneta. Clique no primeiro ícone para ativar o modo "Shape Layer" (Camadas de forma).

  3. 3

    Volte para a barra de ferramentas e selecione o segundo ícone nas opções da ferramenta Caneta, o "Free-Form Pen Tool" (Forma livre da ferramenta caneta). A caneta de forma livre irá desenhar linhas fluidas o tanto quanto você pressionar e segurar o botão esquerdo do mouse. Experimente com as várias formas de desenho. Quando você soltar o botão do mouse você verá que as formas são feitas de segmentos de linha que têm caixas pequenas, quadradas e vazias em cada extremidade. Essas caixas são chamadas pontos de ancoragem.

  4. 4

    Vá para a barra de ferramentas e localize a "Direct Selection Tool" (Ferramenta de seleção direta). O ícone é moldado como um ponteiro de seta branca. Clique em uma das caixas de ponto de ancoragem entre os segmentos de linha em sua forma livre. O ponto de ancoragem ficará preto e duas linhas com pequenos círculos pretos irão aparecer, um de cada lado dos pontos de ancoragem. Solte o botão do mouse e clique no círculo no final de uma das linhas. Mantenha pressionado o botão do mouse e arraste. Você vai ver a curva do arco mudar de forma e comprimento. Experimente ajustar a forma, usando esta técnica. As linhas são chamadas Linhas de Direção e os círculos são chamados de Pontos de Direção. Os Pontos de Direção funcionam como alças que você pode clicar e ajustar os segmentos de linha ou formas.

  5. 5

    Experimento com edição e remodelagem de sua forma livre. Verifique a imagem de acompanhamento para uma representação gráfica dos pontos de ancoragem, pontos de direção, linhas de direção e a ferramenta de seleção direta. Na próxima etapa vamos continuar a aprender sobre o uso ferramenta Caneta padrão

  6. 6

    Volte para a barra de ferramentas e selecione a ferramenta Caneta padrão, que aparece em cima da pilha de ícone na configuração padrão, logo quando você abre o programa, como no passo 1. Clique uma vez com o botão esquerdo do mouse para definir o primeiro ponto de ancoragem, em seguida, solte o botão. Mova o mouse a uma curta distância e clique novamente, mas desta vez, mantenha o botão pressionado. Você vai ver que o ponto de ancoragem tornou-se preto, e as linhas de direção aparecem nos dois lados. Continue mantendo o botão pressionado e arraste o ponto de direção ao redor para ver como o segmento de linha muda de forma. Solte o botão do mouse. As linhas de direção desaparecem. Para continuar a desenhar, clique para adicionar mais pontos de ancoragem e segmentos. Para incluir a forma, coloque o cursor diretamente sobre o primeiro ponto de ancoragem. Quando você estiver diretamente sobre o ponto de ancoragem um círculo pequeno e vazio (parecido com um minúsculo "o") aparece. Quando o círculo aparece, clique para ligar as extremidades do segmento de linha.

  7. 7

    Volte para a barra de ferramentas e selecione a opção "Direct Selection Tool" (Ferramenta de direção selecionada) uma vez mais. Clique na linha de fora da forma que você desenhou com a ferramenta Caneta padrão. As caixas de ancoragem serão exibidas. Clique em uma caixa de ancoragem individual e, assim que as linhas e pontos de direção aparecerem, você poderá ajustar a forma novamente. Toda a linha que você desenha é chamada de "Path" (Demarcação), e a cor dentro da forma é chamada de "Fill" (Preenchimento). Outras funções da ferramenta caneta são os "Add Anchor Point" (Adicionar Ponto de Ancoramento) e "Delete Anchor Point" (Deletar Ponto de Ancoramento) ferramentas que proporcionam mais controle no ajuste da demarcação. A última opção da ferramenta caneta é a ferramenta "Convert Anchor Point" (Converter Ponto de Ancoramento) que permite que você manipule as linhas de direção individualmente. Quando você clica em um ponto de ancoragem com a ferramenta "Convert Anchor Point" (Converter Ponto de Ancoragem) o segmento de linha endireita e você deve reajustar cada uma das duas linhas de direção para reformar linha de segmento como você deseja. Continue a experimentar com várias opções de ferramentas. A maioria das operações um pouco estranhas e esquisitas da ferramenta Caneta só podem ser compreendidas e dominadas com uma quantidade razoável de tentativa e erro, combinada com a prática.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media