Mais
×

Ferramentas necessárias para instalar piso laminado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O piso laminado é fabricado de modo a ficar parecido com um piso de madeira natural, mas é projetado para ser mais fácil de instalar. A maioria desses pisos pode ser instalada diretamente sobre um outro piso já instalado, eliminando a necessidade de remover o antigo. A instalação pode ser concluída com cola, pregos ou simplesmente por encaixe através de um sistema de juntas macho e fêmea criado especialmente no processo de fabricação. Com algumas ferramentas básicas, qualquer pessoa pode instalar um piso laminado.

Os pisos laminados são fabricados para ficarem parecidos com cerâmica ou pisos de madeira (texture of a natural wood image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

Estilete

A maioria dos pisos laminados é instalada com uma manta desenvolvida para oferecer suporte e isolamento. Esse material costuma vir em um rolo grande que é desenrolado e cortado de acordo com o tamanho do ambiente. O corte pode ser feito com uma tesoura comum, mas é mais fácil usar um estilete. O corte nos cantos da manta também fica melhor com essa ferramenta.

O estilete é útil na instalação da manta (folding utility knife image by Christopher Dodge from Fotolia.com)

Grampeador

Quando um piso laminado é instalado sobre um piso de madeira ou sobre um contrapiso de madeira compensada, a melhor opção é afixar a manta antes de assentar o laminado. O grampeador é a opção mais lógica para uma fixação rápida com o mínimo de dano possível ao contrapiso.

O grampeador é útil na instalação da manta (industrial stapler image by JoLin from Fotolia.com)

Serra

Um serrote, uma ferramenta rotativa de corte, uma serra de mesa ou circular são importantes na instalação de qualquer piso laminado. Em ambientes de tamanhos diferentes, os trechos do piso precisam ser cortados com as dimensões certas. Embora o serrote funcione, uma serra elétrica agiliza o corte e a instalação.

O serrote ou a serra de mesa proporciona um corte rápido e preciso (wood saw image by Horticulture from Fotolia.com)

Nível

Alguns contrapisos são desnivelados por causa da idade ou da acomodação de uma casa. Ao instalar um piso laminado novo, ele deve ficar tão nivelado quanto possível. O nível permitirá que você verifique as áreas que não estão niveladas, de modo que possa inserir calços ou outro tipo de material.

O nível o ajudará a instalar o piso laminado plano e com precisão (carpenters level image by Richard Seeney from Fotolia.com)

Bloco batente

Quando o piso laminado não possui encaixe do tipo macho e fêmea, muitos instaladores recorrem a um bloco batente. Utiliza-se um martelo ou malho para bater no bloco apoiado em uma fileira de réguas que está sendo instalada. O laminado fica bem encaixado sem sofrer danos.

O bloco batente pode ser algo tão simples quanto um quadrado de madeira (wooden blocks image by Ramona smiers from Fotolia.com)

Abraçadeira

A abraçadeira é utilizada para pisos laminados que precisam ser colados, ajudando a manter as fileiras unidas enquanto a cola seca.

Uma abraçadeira especial pode ser usada na instalação de pisos laminados colados (clamp image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article