Ferramentas utilizadas na inspeção de qualidade

Escrito por jensen johansson | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Cada produto, depois de ser fabricado, normalmente passa por um controle de qualidade. A inspeção comprova que o produto atende a todos os requisitos de qualidade necessários. Produtos como alimentos, máquinas, componentes eletrônicos, artigos de vidro e computadores têm de passar por uma inspeção antes de serem liberados para o mercado. Os inspetores de qualidade são os profissionais responsáveis por essa tarefa e seu trabalho é verificar a qualidade de um determinado produto. Há algumas ferramentas que podem ser utilizadas durante esse processo e que tornam o trabalho mais fácil e confiável.

Outras pessoas estão lendo

Ogivas pneumáticas

As ogivas pneumáticas são instrumentos utilizados por inspetores para determinar as medições comparativas e quantitativas. Existem vários tipos de ogivas como os anéis pneumáticos, pneumoeletrônicos, sondas de ar e outros dispositivos são usados para medir dimensões e atributos que pode mostrar a qualidade de um produto. Esses equipamentos podem ser portáteis ou projetados para serem usados em superfícies estáveis. As ogivas, de visor digital ou analógico, determinam as dimensões através do monitoramento da pressão do ar que volta.

Indicadores e comparadores

Os indicadores e comparadores podem ser encontrados em três tipos: comparadores - ou amplificadores de alta precisão - indicadores e indicadores de teste. Comparado aos indicadores de teste, que são utilizados principalmente para verificação no processo de produção, os indicadores são usados para medições que requerem maior precisão. Dos três, os comparadores são os instrumentos mais confiáveis, pois oferecem uma medição mais precisa e com menos erros. Todos os três tipos de instrumentos fazem medições comparativas utilizando um fuso de precisão. Eles possuem um visor, amplificador ou coluna analógica ou digital.

Compassos de calibre

Os inspetores de qualidade usam compassos de calibre para medir distância, espessura, profundidade ou mudança de posição dependendo do tipo do equipamento. Esses dispositivos de medição vêm com unidades de medida em inglês ou métricas, mas alguns tipos podem ter as duas opções. Várias dessas ferramentas de inspeção de qualidade podem ser utilizadas para medir todas as partes de um produto. Os compassos medem a profundidade, espessura, comprimento, calibre, interno e externo.

Medidores de diâmetro e de diâmetro interno

Os medidores de diâmetro e diâmetro interno utilizam tecnologias mecânica, eletrônica ou pneumática quando determinam a qualidade dos produtos. Esses dispositivos medem as dimensões de uma peça e também toda a parte interna dela. Existem diferentes tipos de medidores como mecânico, eletrônico e pneumático. Os instrumentos mecânicos incluem a medição de diâmetros em micrômetros, ogivas eletrônicas, calibradores de anel e medidores de pressão, enquanto os eletrônicos usam algumas sondas eletrônicas, como LVDT ou capacitância. Os medidores pneumáticos, ou sistemas de medição, usam o fluxo ou pressões para obter as medidas e, ao contrário das ogivas, medem apenas a parte interna da peça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível