Como fazer uma festa de aniversário para uma criança de 6 anos

Escrito por anna rangel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma festa de aniversário para uma criança de 6 anos
Com planejamento, é possível fazer uma festa incrível para crianças e adultos (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Completar seis anos de idade é um momento importante e inesquecível na vida de uma criança. Por isso, algumas orientações são indispensáveis na hora de montar a festa de aniversário do seu filho, neto, sobrinho ou afilhado. Dessa forma, crianças e adultos podem se divertir sem estresse e aproveitar esse momento. São muitos os preparativos: lista de convidados, comida, bebida, música e entretenimento, por exemplo. Conheça as dicas a seguir para proporcionar uma excelente festa de aniversário que caiba no seu bolso e sem dor de cabeça.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

O que você precisa?

  • O planejamento é fundamental para dar a melhor festa possível. Por isso, monte uma lista com todos os itens necessários: comece pela lista de convidados, para ter uma ideia do que vem por aí. Use a criatividade e crie enfeites decorativos para a festa, com balões e cartazes. Doces, salgadinhos e bebidas não alcoólicas também são fundamentais, além de música e entretenimento para crianças e adultos. Palhaços, caricaturistas e animadores infantis são boas alternativas para quem conta com um orçamento maior. Brinquedos e jogos de tabuleiro também ajudam a manter as crianças se divertindo.

Lista completaMinimizar

Instruções

    Planejando uma festa de aniversário inesquecível

  1. 1

    Antes de qualquer coisa, é preciso elaborar uma lista de convidados e, se possível, pedir a todos que confirmem a presença no evento. Isso porque, com base na lista, é possível organizar as quantidades necessárias de alimentos e bebidas, lembrancinhas e entretenimento. Envie os convites com pelo menos duas semanas de antecedência, para permitir que os convidados possam organizar as agendas. O ideal é incluir a data, o horário de início e de fim da festa, além do endereço e um telefone de contato direto com os anfitriões, em caso de emergência ou de mamães preocupadas com seus filhos.

    Como fazer uma festa de aniversário para uma criança de 6 anos
    Elabore a lista de convidados sem exageros (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2

    Aos seis anos, as crianças já são ativas e precisam de muito estímulo e movimentação para se manterem entretidas. Para ajudar na árdua tarefa de manter os pimpolhos sob controle, vale recrutar a ajuda de outros pais, que também podem aproveitar os festejos. Uma dica importante é sempre perguntar se alguma criança tem alergia ou restrição alimentar. É a forma mais simples de evitar imprevistos no decorrer do evento. No caso de uma festa na piscina ou que envolva atividades ao ar livre, peça aos pais que enviem uma muda de roupa e toalha.

    Como fazer uma festa de aniversário para uma criança de 6 anos
    Crianças de 6 a 8 anos precisam de muita animação e movimento (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  3. 3

    Envolva o aniversariante no planejamento -- a opinião da criança é fundamental para decidir a temática da festa. Qualquer tema é válido: desenhos animados famosos, carros, flores, princesas, super-heróis e bonecas são alguns dos favoritos dos pequenos. Use a imaginação para estender a alusão ao cardápio, o bolo, os jogos, as brincadeiras e as lembrancinhas. A criança também pode ajudar na lista de convidados e na compra de adereços e enfeites para o salão, assim a diversão começa ainda mais cedo para elas.

    Como fazer uma festa de aniversário para uma criança de 6 anos
    Envolva seu filho nos preparativos da festa -- ele vai adorar! (Andrew Olney/Digital Vision/Getty Images)
  4. 4

    A decoração é importante e é ela quem dá o tom da festa. Abuse dos tons vivos e de elementos relacionados à temática escolhida pela criança. É possível deixar a criatividade fluir e produzir em casa os enfeites para o salão, mas não é difícil encontrar kits completos de festa infantil, que incluem pratos, copos, talheres, enfeites, toalhas de mesa, balões, chapéus, fitas decorativas, velas para o bolo e convites em lojas especializadas, supermercados e outras lojas. Para um toque pessoal, use como decoração os brinquedos do aniversariante, como carrinhos, bonecas ou itens de futebol.

    Como fazer uma festa de aniversário para uma criança de 6 anos
    Compre ou faça em casa os enfeites para decorar a festa (Mike Powell/Digital Vision/Getty Images)
  5. 5

    Para o cardápio, opte pelos clássicos: cachorros-quentes, carne louca, minipizzas, algodão doce, balas e jujubas, e salgadinhos fritos e assados, como coxinhas, rissoles, empadas e croquetes de sabores variados. Vale também contratar serviços de catering que levam a comida à sua casa ou ao salão. Em buffets especializados, a equipe oferece alimentos e bebidas já incluídos no preço final. O bolo pode ser feito em casa ou encomendado de padarias e docerias -- nesse caso, é possível reproduzir figuras relativas ao tema da festa na cobertura. Para beber, sucos e refrigerantes e um pouco de cerveja para os pais.

    Como fazer uma festa de aniversário para uma criança de 6 anos
    Quitutes conhecidos e refrigerantes agradam a todas as idades (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  6. 6

    Nessa idade, as crianças precisam de estímulo e diversão constante. Por isso, planeje com antecedência alguns jogos e brincadeiras para a festa. Algumas alternativas divertidas são a dança das cadeiras, com muita música infantil, cabra cega, passa anel, caça ao tesouro ou gincanas, dividindo a turminha em equipes, com corrida do saco e com ovos na colher. Se o tema da festa for um filme, que tal uma "sessão de cinema" no começo da festa? Quem conta com um orçamento maior pode contratar mágicos e animadores, que dão um show sem precisar da ajuda dos pais.

    Como fazer uma festa de aniversário para uma criança de 6 anos
    Não deixe as crianças paradas! Gincanas e brincadeiras são parte indispensável da festa (Darrin Klimek/Digital Vision/Getty Images)
  7. 7

    No dia da festa, conte com a ajuda do pequeno aniversariante para repassar as atividades da comemoração. Dedique seu tempo a ele e deixe a limpeza da bagunça para depois que todos os convidados forem embora. Relaxe, de forma a aproveitar os festejos com seu filho, e tenha em mente que eventuais imprevistos acontecem. Organize uma mesa ou canto da sala onde deixar os presentes e não se esqueça das tradicionais lembrancinhas. Muitos pais oferecem saquinhos temáticos com doces, canetas e lápis de colorir, pequenos brinquedos e bombons às crianças, na hora da despedida.

    Como fazer uma festa de aniversário para uma criança de 6 anos
    Aproveite esse dia especial com o pequeno aniversariante (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • - Para as crianças, calcule cerca de 100 g de comida e 250 ml de bebida. Para os adultos, vale dobrar a quantidade.
  • - Tenha à mão um plano B: se a festa foi organizada ao ar livre e chover, esteja pronta para oferecer a comemoração dentro de casa.
  • - Nas cidades grandes e médias é comum encontrar buffets especializados, que cuidam de toda a organização da festa. Porém, essa opção custa mais.
  • - Imprevistos acontecem. Por isso, tenha sempre à mão uma pequena farmácia para socorrer as crianças, em caso de indigestão, queda e machucados.
  • - Não se esqueça de retirar objetos quebráveis ou delicados do alcance das crianças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível