Casa

Como fazer filtros de água caseiros

Escrito por b.t. alo | Traduzido por samir daura
Como fazer filtros de água caseiros

Dispositivos caseiros simples podem filtrar a água e torná-la própria para o consumo

Michael Blann/Photodisc/Getty Images

A filtragem da água é essencial para manter o corpo saudável. Numerosos filtros comerciais que podem ser montados em casa estão disponíveis, mas dispositivos simples podem ser feitos a partir de utensílios domésticos comuns e materiais de fácil obtenção. Fazer um filtro caseiro é simples e pode ser uma ótima maneira de obter água barata. Também pode ser uma boa forma de ensinar as crianças sobre a importância da filtragem, além de ser uma atividade divertida.

Outras pessoas estão lendo

Materiais

O mais primitivo dos dispositivos de filtração de água pode ser feito com carvão de uma fogueira e uma meia, mas, além desse projeto emergencial, os materiais para um filtro bem trabalhado estão disponíveis em casa e em lojas de jardinagem. Uma garrafa plástica de suco de 2 litros com a base cortada é adequada para ser o recipiente, enquanto o algodão, areia grossa e refinada, grânulos de carvão ativado ou carvão compactado, bem como um filtro de café são suficientes para a filtração. Um cano completa o dispositivo caseiro.

Construção

Para criar o filtro de água, faça um furo na tampa da garrafa de plástico, o mais nivelado possível, para que o cano possa passar, sendo que metade do seu comprimento deve estar dentro da garrafa, com a outra parte direcionada ao local onde será despejada a água filtrada. O algodão deve ser o primeiro item a ser colocado no recipiente e serve como a fase de revestimento e filtragem final. O carvão é adicionado em seguida, coberto por camadas alternadas de areia fina e grossa até o topo, onde um filtro de café veda todo o dispositivo.

Uso

Antes de beber a água do seu filtro caseiro, deixe cerca de 5 ou 6 litros passarem por ele. Essa água limpa o dispositivo e ativa a filtração e pode ser colocada no jardim para não desperdiçar esse recurso precioso. A maneira mais fácil de usar o filtro é ter uma urna na qual você pode filtrar uma grande quantidade de água de uma só vez.

Advertência

Esse dispositivo não elimina bactérias, sendo assim, mesmo que ele filtre certas impurezas, ele não deve substituir os filtros de alta qualidade em áreas com grave contaminação da água.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media