×
Loading ...

Como fazer uma flauta boliviana

A expressão "flauta boliviana" normalmente se refere à versão boliviana da flauta de pã, que é composta por um conjunto de tubos fechados de tamanhos diferentes. Quanto mais comprido o tubo, mais grave é o tom. Você pode fazer sua própria flauta boliviana de baixo custo, criando um instrumento musical singular, personalizado e com um som característico.

Instruções

PVC é um material adequado para fazer uma flauta de pã moderna (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte os tubos em secções de diferentes comprimentos. O tamanho e o comprimento dos tubos é uma questão de preferência, mas você precisará ter ao menos cinco para poder tocar uma variedade de melodias. Por exemplo, corte o maior deles em um tamanho de 15,5 cm para uma nota dó, o segundo maior no tamanho de 13,5 cm para a nota ré, 12 cm para mi, 10 cm para sol e 8,5 cm para lá.

    Loading...
  2. Lixe as extremidades para deixá-las lisas.

  3. Coloque a extremidade aberta de um dos tubos sobre a folha de PVC. Marque o contorno dela tantas vezes quantos forem os tubos. Recorte nos contornos com um cortador giratório, como os da marca "Dremel".

  4. Cole um círculo de PVC na ponta de cada tubo, para criar uma câmara fechada. Isso permite que o som ressoe dentro do tubo, ao invés de escapar pela ponta de baixo.

  5. Coloque os tubos lado a lado e meça a largura de todos eles juntos.

  6. Corte um pedaço de limpador para tubos que seja cerca de 2,5 cm maior que a largura de todos os tubos juntos.

  7. Corte dois pedaços de material para amarração, de modo que eles tenham o dobro do tamanho do limpador de tubos, mais 2,5 cm.

  8. Passe uma camada fina de cola sobre o limpador de tubos e coloque-o ao longo do meio do conjunto de tubos, de modo que sobre pouco mais de 1 cm do limpador em cada extremidade. Deixe secar por uma hora.

  9. Dobre as sobras do limpador para formar um gancho. Com cuidado, dobre o limpador até que ele forme uma curva suave. Essa dobra para dentro faz com que os tubos assumam uma disposição curvada, que é uma característica própria da flauta de pã boliviana.

  10. Enrole o primeiro pedaço de material de amarração ao redor dos tubos, a cerca de 1 cm do topo. Amarre-a na ponta e faça o mesmo com o segundo pedaço, cerca de 1 cm acima da ponta de baixo do tubo mais curto. Amarre a ponta.

Loading...

O que você precisa

  • Tubos de PVC de 2 cm
  • Lixa número 80
  • Folha de PVC com 0,5 cm de espessura
  • Serra para metal
  • Cortador giratório de mão
  • Cola
  • Limpador para tubos
  • Bambu, vime ou outro material rígido para amarração

Referências

Loading ...
Loading ...