Mais
×

Como fazer flautas indianas para instrução

Atualizado em 17 abril, 2017

As flautas indianas são conhecidas por seu som hipnotizante e doce, que parece ser de outro mundo. Uma das flautas indianas mais influentes e historicamente importantes é a bansuri. A bansuri é uma flauta transversal feita no norte da Índia. Transversal significa que é soprada lateralmente como as flautas de metal tradicionais no ocidente. Elas têm sido usadas por mais de 2000 anos e são associadas a um deus hindu, o Senhor Krishna. Historicamente, bansuris são feitas de bambu ou cana e, mais tarde, enfeitadas com tecido e fitas coloridas para dar um visual mais atraente.

Instruções

Flautas tradicionais indianas são geralmente feitas de bambu (bamboo image by cyndi Claessens from Fotolia.com)
  1. Escolha o bambu para o corpo da flauta. Use um pedaço com cerca de 2 cm de diâmetro. Ele deverá ser de 43 a 51 centímetros de comprimento com pelo menos um nó perto da extremidade menor. A maioria dos pedaços de bambu deste tamanho terão outros nós na direção oposta.

  2. Corte o pedaço de bambu a partir de seu tamanho original. Comece com a extremidade menor próxima ao nó. Faça uma marca de 2,5 cm a partir dele na direção que o bambu se afina, use lápis e fita métrica. Corte uma linha suave seguindo a marcação, com a serra. Marque o comprimento da flauta, medindo 35,5 centímetros a partir da extremidade do nó e marque com o lápis. Corte com a serra para produzir um corpo de flauta de 38 a 41 centímetros, dependendo do tamanho do nó.

  3. Limpe o interior da sua flauta. Se o corpo dela tiver apenas um nó no final, vá para o Passo 4. Se houver outro nó mais abaixo no pedaço de 35 cm de sua flauta, utilize uma grosa redonda para madeira de 13 mm x 30 cm para remover o segundo nó. Torça a grosa pressionando-a através do nó para suavizar o interior da câmara até que você tenha um tubo bastante uniforme dentro do corpo da sua flauta. Enrole uma folha de lixa 220 em torno de uma chave Philips e lixe o interior até que a superfície interna do nó seja completamente removida.

  4. Marque a abertura de sopro de sua flauta. Coloque uma tira de fita adesiva ao longo do comprimento inteiro dela. Isso impedirá que o bambu rache ao ser perfurado. Meça 13 mm a partir da extremidade do nó em direção ao corpo da flauta de 35 cm. Marque a abertura de sopro 13 mm a partir do nó, use o lápis sobre a fita adesiva.

  5. Meça as aberturas para os dedos, com o espaçamento apropriado. Marque estas medições em linha reta no corpo da flauta a partir da extremidade de abertura. Certifique-se que as marcas estejam alinhadas com a marcação feita para a abertura de sopro. As medidas para elas são: 5,7 cm, 9,5 cm, 11 cm, 14 cm, 17 cm e 20 cm.

  6. Faça os furos. Use uma furadeira manual ou elétrica com uma broca de 6 mm para perfurar todos os sete furos. Alargue a abertura de sopro, usando a broca de 8 mm, basta perfurar novamente.

  7. Faça o acabamento de sua flauta. Retire a fita adesiva e lixe com suavidade as duas bordas cortadas do bambu. Enrole a lixa e passe-a suavemente através de todos os furos para lixar suas bordas. Use óleo de linhaça em um pano limpo para esfregar todo o corpo da flauta, e por dentro do tubo até onde for possível.

O que você precisa

  • Pedaço de bambu de 43 a 50 cm com cerca de 2 cm de diâmetro
  • Arco de serra ou serrote
  • Lápis
  • Fita métrica
  • Grosa redonda para madeira de 13 mm x 30 cm
  • Chave Phillips ou Chave de fenda
  • Lixa de gramatura fina (220)
  • Fita adesiva
  • Brocas de 6 e 8 mm
  • Furadeira elétrica ou manual
  • Óleo de linhaça
  • Pano limpo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article