×
Loading ...

Como fazer um fluxograma que mostre um vetor

Atualizado em 22 julho, 2017

Você só precisará de alguns símbolos padrão para fazer um fluxograma que mostre o conteúdo de um vetor. Os programadores usam vetores para armazenar e manipular dados enquanto seus programas rodam por que eles são fáceis de serem utilizados. Os vetores utilizam um único nome para se referir a um único conjunto de localizações de armazenamento na memória do computador. Cada localização individual é identificada com sua própria inscrição. Em um fluxograma, você pode simplesmente usar o nome do vetor e os inscritos para diagramar os passos envolvidos em mostrar um vetor. Quando seu fluxograma estiver completo, você pode usá-lo para escrever o código em qualquer linguagem de programação que escolher.

Instruções

Só alguns simbolos são necessários para fazer o fluxograma mostrar o conteúdo dos vetores (flow chart symbol 1 image by pixelcarpenter from Fotolia.com)
  1. Vá para a página "The Computer Triangle: Símbolos de Fluxograma" (veja a seção "Recursos") e revise os símbolos padrão de fluxograma descritos. Você encontrará os símbolos que serão usados para mostrar um vetor.

    Loading...
  2. Pegue um lápis e desenhe o simbolo retangular de "Processo" no topo de um pedaço de papel. Dentro do retângulo, escreva "TamanhoDoVetor = X", sendo "X" o tamanho do vetor. Por exemplo, "TamanhoDoVetor = 100".

  3. Desenhe uma linha de fluxo vertical de 2 cm descendo da parte de baixo do retângulo. Certifique-se de fazer a flecha que sempre termina uma linha de fluxo.

  4. Desenhe outro simbolo de "Processo" retangular na parte de baixo da linha de fluxo. Dentro desse retângulo, escreva "Inscrito = Y", sendo "Y" o número do primeiro inscrito de seu vetor. Por exemplo, "Inscrito = 0". Desenhe uma linha de fluxo vertical de 15 cm saindo de baixo desse retângulo.

  5. Desenhe um simbolo de "Decisão" no formato de diamante na parte de baixo da linha de fluxo e escreva "Se Inscrito < TamanhoDoVetor".

  6. Desenhe uma linha vertical saindo da parte de baixo do diamante e escreva "Não" ao lado. Trace uma linha de fluxo horizontal de 5 cm saindo do ponto direito do diamante e escreva "Sim" nela.

  7. Desenhe uma linha de fluxo vertical de 2 cm subindo da linha horizontal do "Sim", desenhe um simbolo de "Entrada/Saida" com forma de paralelogramo e escreva "Imprimir NomeDoVetor(Inscrito)". Essa é a primeira ação que você tomará quando a "Decisão" for verdadeira.

  8. Desenhe uma linha de fluxo vertical de 2 cm subindo do simbolo de "Entrada/Saida", desenhe um simbolo retangular de "Processo" no fim dela e, dentro dele, escreva "Inscrito = Inscrito + 1".

  9. Desenhe uma linha vertical de 2 cm subindo do simbolo de "Processo" e desenhe a linha de volta horizontalmente, de modo que ela conecte novamente à linha de fluxo indo para o simbolo de "Decisão".

  10. Estude seu fluxograma. Ele descreve o processo lógico usado para mostrar um vetor, um elemento de cada vez, do primeiro ao último elemento.

Loading...

Dicas

  • Adicione os símbolos ovais de "Começo/Fim" ao seu fluxograma se essa for a única tarefa que seu programa fará, ou insira o fluxograma no lugar apropriado de um diagrama maior.
  • Você poderá usar o Microsoft Office ou programas como o Edraw Flowchart e o Diagram Designer para desenhar fluxogramas.

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...