Mais
×

Como fazer um fogão de argila

Atualizado em 17 abril, 2017

Um fogão feito de argila traz muitas vantagens comparado com um fogo aberto para cozinhar. Eles atingem temperaturas de cozimento mais rapidamente, exigindo apenas um terço da lenha de uma fogueira para atingir o mesmo efeito. São facilmente transportáveis. Também geram menos fumaça, o que beneficia os pulmões. Por estas razões, os fogões são muito populares em áreas do mundo onde os moradores cozinham primariamente com um fogo, apesar de que qualquer pessoa buscando uma experiência culinária ao ar livre superior se beneficia desta ferramenta.

Instruções

É possível fazer um fogão de argila eficiente e que consome menos lenha (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Colete uma boa quantidade de argila utilizável -- sem pedras -- e deposite em um lençol limpo no chão. Qualquer argila útil para fazer panelas funciona bem para fazer o fogão. Certifique-se de juntar bastante argila, uma quantidade suficiente para formar um disco grosso do tamanho de um trampolim pequeno.

  2. Amasse a argila verticalmente com a lenha para amolecê-la. Adicione água se necessário.

  3. Remova impurezas da argila se existirem, como plantas e pedras.

  4. Separe alguma argila e achate para fazer uma base circular para o fogão. A base deve ter cerca de 2,5 cm de altura e ter a circunferência aproximada de uma pizza média.

  5. Role a argila restante em cilindros finos. Faça-os com aproximadamente 30 cm de comprimento e 4 a 5 cm de espessura.

  6. Envolva a base com estes cilindros de modo que eles fiquem um em cima do outro em círculos para formar o corpo cilíndrico do fogão. Adicione-os em camadas, prosseguindo para cima e ligeiramente para fora, como uma panela sutilmente curvada. O fogão deve ter cerca de 20 cm de altura.

  7. Umedeça as mãos conforme necessário e suavize as paredes. Use os dedos molhados para juntar os cilindros de argila, passando os dedos pelas superfícies internas e externas para fazer as paredes tão lisas quanto possível.

  8. Pressione gentilmente em volta do topo das paredes para fazer uma borda reta e incline-a em direção ao centro do fogão.

  9. Molde três pedaços de argila em descansos de panela de 7,5 cm para o topo do fogão. Eles devem ser feitos para ficar em cima da borda reta do fogão e se estenderem para além da parte interna, aderindo às paredes internas. Coloque-as equidistantes umas das outras. Faça as partes de cima retas para que uma panela possa ser colocada ali.

  10. Risque o contorno da porta do fogão na parede externa. Ela deve ter cerca de 10 cm de altura, ou cerca de metade da altura do fogão. Faça o contorno com o dedo, usando pressão suficiente para fazer uma indentação claramente visível.

  11. Faça buracos oblongos retos em ambos os lados do fogão adjacentes à porta. Remova a argila. Os buracos serão enchidos com mais argila para formar as alças do fogão.

  12. Amasse mais dois pedaços de argila em discos espessos e alongados e encaixe-os nos buracos laterais. Alise a conexão com os dedos para fazer as alças do fogão.

  13. Espere um dia para que o fogão seque parcialmente, e então use um graveto fino para cortar a porta. Certifique-se de não remover nada da base do fogão. Separe a porta removida e grude uma maçaneta de argila nela, suavizando-a.

  14. Cubra a porta com um pano ou bolsa e deixe secar por duas a três semanas. Se tiver uma estufa, acenda o fogão depois que ele secar para ter maior durabilidade. Se não, ele está pronto para ser usado.

O que você precisa

  • Argila
  • Lençol limpo
  • Lenha
  • Balde de água
  • Graveto fino
  • Pano ou bolsa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article