Mais
×

Foliculite em pelos pubianos

Atualizado em 19 julho, 2017

Muitas pessoas já enfrentaram a situação de desconforto e irritação na região púbica causada por foliculite dos pelos. Felizmente, essa condição pode ser tratada.

Foliculite pode ser uma dor de cabeça para algumas pessoas (Businessman having painful headache isolated image by Laser from Fotolia.com)

Causas

A foliculite ocorre quando o atrito ou a depilação danificam os folículos encontrados logo abaixo da pele. Os folículos deteriorados estão sujeitos a infecções e podem resultar em inchaço e dores. Os casos mais comuns de foliculites são por depilação e em alguns casos são chamados de "queimadura de gilete" ou de "coceira de barbeiro".

Sintomas

A foliculite causa uma irritação na virilha e na área genital. Espinhas e pústulas podem se formar e as espinhas podem até acabar ressecando-se. A área inteira afetada coçará.

Tratamento

Uma compressa com toalha umedecida em água quente pode ajudar a drenar os folículos inchados. Pode ser que seja necessário o uso de antibióticos na área ou que um remédio seja tomado para se livrar da infecção. O tratamento geralmente dá certo, entretanto a foliculite pode reaparecer.

Prevenção/solução

A forma mais fácil para prevenir contra foliculite é evitar o uso de roupas que esfregam muito na área afetada. Como existem casos ocasionados por depilação, é importante o uso de uma gilete nova ou elétrica, para garantir que a depilação não cause danos aos folículos. Mantenha a área limpa e lave toda a roupa que foi utilizada durante o período da infecção, já que contém vestígios da infecção e pode ocasionar um reaparecimento da foliculite.

Alerta

É importante lembrar que apesar da foliculite ser causada por uma irritação e entupimento dos folículos de pelos, a condição em si é uma infecção. Caso ela não seja tratada rapidamente, a infecção irá se espalhar e a área infectada será maior.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article