Mais
×

Fones de ouvido para rádio cristal caseiro

Atualizado em 17 abril, 2017

Um rádio cristal é uma forma primitiva de aparelho de rádio que você pode construir em casa. Por causa das pequenas correntes envolvidas, você não pode utilizar qualquer fone com um aparelho cristal -- ao invés disso, você precisa de fones especialmente sensíveis.

Os protetores de ouvido podem ser usados para fazer fones (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Aparelhos de rádio cristal

Ao contrário dos aparelhos de rádio convencionais que requerem pilhas ou outra fonte de energia, um rádio cristal utiliza apenas a energia das próprias ondas de rádio. Um aparelho cristal não precisa de pilhas e possui poucos componentes. Você pode construir um usando materiais encontrados em casa.

Fones piezoelétricos

A parte mais complicada de um rádio cristal é o fone. Os aparelhos cristais não emitem sinais elétricos porque se baseiam na energia das ondas de rádio -- fones convencionais não vão funcionar com eles. Um fone de telefone antigo pode funcionar, mas a melhor opção é um fone piezoelétrico. Certos materiais produzem pequenos movimentos quando estimulados por pequenas correntes elétricas, o que é chamado de efeito piezoelétrico. Infelizmente, os fones piezo são difíceis de encontrar.

Elementos piezoelétricos

Os elementos piezoelétricos raramente são usados em fones, mas agora eles são usados para fazer sensores de movimento. Esses elementos maiores são tão sensíveis quanto um fone piezo de estilo antigo. Você pode encaixar dois elementos piezoelétricos em um par de protetores de ouvido para fazer fones caseiros para o seu experimento com o rádio cristal.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article