Mais
×

A forma mais segura de matar baratas quando se mora com animais de estimação

Existem cerca de três mil espécies de baratas na terra. As baratas vivem nas ruas, à espreita em áreas quentes, úmidas e escuras durante o dia e alimentando-se durante a noite. Essas pragas devoram qualquer coisa orgânica: restos de comida, gordura, cola, couro, cabelo, encadernações e até cerveja. Infelizmente, as formas utilizadas para matá-las, como bombas de gás e venenos, são tóxicas para animais de estimação. Nesse caso, uma forma de protegê-los é fazer uso de métodos mais naturais; primeiro, no entanto, elimine fontes de alimento e limpe os espaços sujos nos quais elas prosperam.

Instruções

Ignorar produtos químicos tóxicos e utilizar métodos naturais contra pragas é mais seguro caso você tenha animais de estimação em casa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Remova partículas de alimentos e feche os que estão armazenados. Vasculhe minuciosamente armários, pisos, bancadas e gavetas em busca de migalhas ou quaisquer resíduos de alimentos. Feche as embalagens e sacos em recipientes de vidro ou metal. Nunca deixe pratos sujos na pia durante a noite. As baratas adoram comida de cachorro; coloque sua embalagem em recipientes e feche bem firme. Retire o lixo regularmente e mantenha as lixeiras limpas.

  2. Limpe a casa e mantenha a limpeza. Aspire e limpe o chão regularmente. Vede rachaduras e aberturas em tomadas e canos com massa de calafetar. Coloque telas onde há aberturas na casa ou dutos que abrem para fora. Arrume canos e torneiras com vazamento. Mantenha ralos limpos de água e resíduos alimentares. Limpe as panelas de evaporação embaixo da geladeira. Lave a área entre o fogão e a bancada, que é um repositório comum para derramamento de alimentos cozidos.

  3. Use armadilhas especiais contra baratas. Elas podem conter uma pequena parte pegajosa de papelão com alguma comida para atraí-las. Quando a barata entrar no recipiente, o adesivo pegajoso agarrará suas patas. Coloque essas armadilhas em áreas como atrás da geladeira, da lata de lixo ou do vaso sanitário. Isso não prejudicará os animais de estimação, mas não se esqueça de colocar as armadilhas em áreas inacessíveis para protegê-los de uma bagunça pegajosa.

  4. Utilize ácido bórico, um pó muito eficaz e não tóxico derivado de boro e água. Esse ácido está disponível em garrafas comprimíveis na maioria das lojas de manutenção de casas. Esprema uma camada bem fina de ácido bórico ao longo das áreas onde as baratas percorrem: atrás da geladeira, debaixo dos armários da cozinha e do banheiro, frestas e cantos na despensa e entre o fogão e armários. Não aplique uma camada muito espessa e pesada, isso fará com que as baratas evitem chegar perto.

  5. Utilize terra de diatomáceas de grau alimentar não tóxico, do mesmo modo como se aplica o ácido bórico. Essa terra é feita a partir de fósseis de diatomáceas, um fitoplâncton unicelular com conchas de silicone penetrantes. Ela é utilizada em uma variedade de aplicações, incluindo a filtração de piscinas e pastas de dente. Certifique-se de comprar apenas a terra de diatomáceas de grau alimentício, que não é tóxica para animais e seres humanos.

Dicas

  • Além de serem bons contra baratas, o ácido bórico e terra de diatomáceas também são eficientes para conter outras infestações de insetos.

Aviso

  • Embora o ácido bórico e a terra de diatomáceas não sejam tóxicos se manuseados ou ingeridos, respirar a poeira pode causar problemas respiratórios. Use uma máscara e mantenha os animais afastados da área quando estiver aplicando o produto. Faça tudo de acordo com as instruções do fabricante.

O que você precisa

  • Sabão
  • Água
  • Recipientes de metal ou vidro para armazenamento de alimentos
  • Massa de calafetar
  • Armadilhas pegajosas
  • Ácido bórico
  • Terra de diatomáceas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article