Como fazer um forno de fundição

Escrito por joe kelly | Traduzido por sabine capello
Como fazer um forno de fundição
Um grande forno de fundição em uso (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Construa um forno de fundição simples, movido a propano, com peças que você pode comprar em uma loja de ferragens local. Com um forno de fundição pode-se derreter ou aquecer metais como bronze, latão, alumínio, prata e ouro para forjar suas próprias ferramentas, joias e outros itens. Este forno deve produzir calor suficiente para derreter metais que possuem ponto de fusão abaixo de 815 a 1110ºC, mas não irá gerar calor suficiente para derreter aço ou ferro.

Instruções

  1. 1

    Faça um furo na lata de metal que seja grande o suficiente para passar o bocal do queimador de propano. Coloque o buraco a aproximadamente 7,5 a 10 cm do fundo da lata.

  2. 2

    Aplique uma camada de 2,5 cm de espessura pedra de cal ao fundo da lata. A pedra de cal é um produto de cimento feito de tijolos refratários e argamassa.

  3. 3

    Coloque vários tijolos refratários no centro da lata. Aperte-os contra a pedra de cal e certifique-se de que estão firmes e nivelados logo abaixo do buraco para o queimador de gás propano.

  4. 4

    Construa uma forma interna, cilíndrica, utilizando a lâmina de metal. A forma deve ter um diâmetro de 15 a 20 cm menor do que o diâmetro interno da lata. Faça um furo através da lâmina de metal de forma que coincida com o furo na lata.

  5. 5

    Coloque a forma interna na lata e deslize um tubo através de ambos os furos, o da lata e o da forma.

  6. 6

    Coloque os tijolos refratários verticalmente entre a lata de metal e a forma. Preencha os espaços entre os tijolos com pedra de cal. Nivele os tijolos e a forma de pedra de cal com uma borda em linha reta. Deixe o molde secar de um dia para o outro, remova o tubo e a forma interior e deixe curar por vários dias.

  7. 7

    Posicione o queimador de propano no meio do forno e passe o bocal do tubo através da fornalha para prender ao queimador.

  8. 8

    Conecte o bocal à mangueira de um tanque de gás propano. Abra lentamente a válvula do tanque e inflame cuidadosamente o queimador. Use a válvula do tanque para ajustar a chama.

Dicas & Advertências

  • Use sempre equipamento de segurança adequado, como viseira, luvas, avental e pinças para cadinho.
  • Opere o forno em uma área segura, distante de edificações.
  • Tenha cuidado ao manusear propano e calor extremo.

O que você precisa?

  • Lata grande de metal
  • Tijolos refratários
  • Pedra de cal
  • Queimador de gás propano
  • Broca
  • Lâmina de metal

Lista completaMinimizar