Mais
×

Como forrar uma cadeira usando cola quente

Atualizado em 21 julho, 2017

De vez em quando nos deparamos com um ótimo achado numa venda de garagem... e ele até tem um material aceitável... até que ele começa a descascar! Alguém não sabia como usar uma pistola de cola quente para trocar o forro de uma cadeira. Sem problemas, nós vamos apenas pegar a velha pistola de cola quente e mudá-la para melhor...

Instruções

Aprenda a renovar o forro de uma cadeira com cola quente (Photos by Windy Hamilton)
  1. Escolha um material que seja fácil de trabalhar, que não seja grosso demais e que não vá se desgastar rápido. Tapeçaria e veludo cotelê às vezes são grossos demais para funcionar bem com a cola quente. Se você for iniciante, não escolha uma estampa com listras para a sua primeira tentativa, já que pode ser difícil manter as linhas retas. Para esta demonstração eu escolhi um material leve de jeans de algodão (não do tipo que estica).

  2. Remova qualquer material solto ou danificado. Você nunca deve colar o material diretamente na cadeira sem desmontá-la. Os danos ao material visível podem deixá-la difícil de recuperar da próxima vez que você quiser uma mudança. Limpe o material seguro com um aspirador. Não lave-o ou limpe-o com vapor de forma alguma.

  3. Desmonte a cadeira tanto quanto puder, mantendo as partes e peças arrumadas e juntas para quando você estiver pronto para remontar a cadeira.

    -
  4. Corte o material em quadrados que sirvam sobre a área a ser coberta, deixando uma sobra de pelo menos 8 cm em toda a volta. (Se você for suplementar a almofada com enchimento adicional, corte este material para servir sobre a área a ser coberta, mas deixe-o 5 cm mais curto em toda a volta. Não puxe-o enquanto estiver cortando.)

    -
  5. Começando pela borda da parte de trás, use a pistola de cola quente para colar o material novo ao tecido existente. Comece no meio, depois vá para as pontas prendendo uma porção em um lado pelo meio, e depois alterne para o outro lado do meio. Trabalhe para frente e para trás. Este método vai ajudar a evitar que se formem rugas no material enquanto você trabalha. Tome cuidado para não se queimar com a cola quente. Usando a base da sua mão, pressione o material para baixo firmemente para fixá-lo. (A base da sua mão é menos sensível ao calor, ao contrário dos seus dedos.) Quando este lado estiver terminado, vá para o Passo 6.

    -
  6. Vire a parte da cadeira para frente. Se você estiver usando enchimento, puxe-o sobre a aba e prenda-o primeiro. A partir daí, puxe o material firmemente e cole-o de forma segura. Assim como você fez com a parte de trás, comece no meio e trabalhe ambos os lados alternadamente até que você chegue aos cantos. O enchimento não deve ir até a borda dos lados; as abas são o único lugar onde o enchimento deve tocar a borda.

    -
  7. Continue colando os lados direito e esquerdo assim como você fez com a parte de trás e a da frente, primeiro puxando o meio firmemente e trabalhando em direção aos cantos. Verifique várias vezes para garantir que você não esteja deixando nenhuma ruga. Se você errar, espere até que a cola esteja fria e depois arranque-a e recomece.

    -
  8. Para deixar os cantos mais bonitos, corte as pontas diagonalmente. Cole ambos os lados para baixo primeiro, e depois, puxando a aba firmemente, cole-a. Cortando o material, você vai deixar o canto bonito e plano. Faça os quatro cantos da mesma maneira.

    -
  9. Repita o processo a partir do Passo 4 até que todas as partes que você quer cobrir estejam prontas. Apare qualquer excesso de material.

    -
  10. Monte a cadeira novamente e aproveite.

Dicas

  • Não coloque a cola diretamente na borda; quando pressionada, ela pode causar queimaduras severas.
  • Se for usar um acabamento nas bordas, use o viés especial feito para almofadas. Cole-o primeiro e depois pressione o material firmemente à borda do viés para que pareça feito por um profissional.
  • Quando estiver trabalhando em áreas em que a estrutura está presa firmemente contra a almofada, trabalhe mais duro para alisar o material e corte fora o excesso.
  • Se você for deixar o material velho por baixo, use-o como guia para saber onde colocar a cola quente. Se ele foi preso por grampos ou outros tipos de prendedor, coloque a cola exatamente onde o primeiro material foi preso.

Aviso

  • Sempre tome cuidado ao usar cola quente. Nunca deixe que crianças a utilizem sem supervisão.

O que você precisa

  • Pistola de cola quente
  • Bastões de cola quente
  • Material
  • Acabamento (opcional)
  • Enchimento (opcional)
  • Chave de fenda
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article