Quando um fotógrafo precisa usar um tripé?

Escrito por david peta | Traduzido por tamara loebe
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando um fotógrafo precisa usar um tripé?
O tripé é um dos acessórios mais importantes para um fotógrafo (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Se um fotógrafo quisesse, ele poderia usar um tripé em todas as fotos que fosse tirar, porém isso não é prático. Às vezes, segurar a câmera com a mão oferece maior flexibilidade e permite fotos mais criativas. No entanto, em algumas ocasiões, a estabilidade que um tripé oferece é essencial, tornando-se - juntamente com um flash externo e uma bolsa para a câmera - um acessório valioso para um fotógrafo.

Outras pessoas estão lendo

Fotos noturnas

Um erro que a maioria dos fotógrafos amadores comete é pensar que é possível tirar fotos nítidas à noite apenas utilizando o flash de sua câmera. Porém, o jeito certo para tirar fotos noturnas é desligar o flash embutido e colocar a câmera em um tripé. Isso permitirá que você ignore a velocidade lenta do obturador, que é causada pela falta de luz, e manipule as configurações ao seu gosto. No entanto, deve haver pelo menos alguma luz artificial sobre o que você estiver fotografando para a foto para sair; se não, você terá que usar um flash externo poderoso, que é vendido separadamente.

Paisagens

Um tripé é essencial para a fotografia de paisagens, mesmo se você tirar as fotos em plena luz do dia. A razão é que, para que ela seja bem sucedida, a fotografia de paisagem deve mostrar uma grande cena que está em foco, a partir do ponto mais próximo até o ponto mais distante. Você só pode conseguir isso usando uma pequena abertura de cerca de f20; o problema é, quanto menor a abertura, mais lenta é a velocidade do obturador. Por causa disso, ao segurar a câmera com as mãos, suas fotos sairão borradas. A única solução é usar um tripé, pois ele lhe permitirá definir a abertura exatamente como você precisa.

Fotografias em ambiente interno

Se você já tirou fotos dentro de casa e se perguntou por que a cor parece artificial, ou por que as fotos estão fora de foco, a razão pode ser que você não usou um tripé. Mesmo se você usar um flash dentro de casa, é improvável que você irá iluminar o ambiente da maneira necessária. Mas, ao usar um tripé você pode experimentar diferentes balanços de branco, que determinam o tom da cor de uma foto. Além disso, você não terá que se preocupar com fotos tremidas, pois o problema de uma velocidade lenta do obturador, causado pela luz insuficiente, não acontecerá.

Fotos de grupo em casamentos

Como fotógrafo, existem algumas fotos que você nunca quer errar. Uma delas é uma foto em grupo de um casamento. Dependendo das circunstâncias, ela pode ser tirada ao ar livre ou dentro de casa, mas mesmo que seja fora, na luz do sol brilhante, um tripé é essencial por dois motivos. Primeiro, ele permite que você defina uma abertura estreita para garantir que todos na foto estejam em foco. Em segundo lugar, isso significa que você pode usar um controle remoto, o que significa que você não terá que tocar a câmera ao pressionar o botão do obturador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível