Mais
×

Como usar a função DSum no Access

Atualizado em 20 julho, 2017

As expressões do Microsoft Access 2010 são comparáveis aos campos de fórmula das expressões do Microsoft Excel, e é possível calcular o total dos campos em uma tabela ou consulta através da função DSum. A DSum é uma função integrada do Access 2010 que calcula a soma total de um conjunto de valores de campos em uma série de registros selecionados. Por exemplo, você pode usar a função DSum em uma consulta para calcular o total das compras feitas por um cliente durante um período selecionado. A sintaxe dessa função é DSum (expressão, domínio, [critério]).

Instruções

O Microsoft Access usa a função DSum para calcular a soma de um conjunto de campos selecionados (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Abra seu banco de dados do Access 2010. Determine os campos de sua tabela ou consulta que precisam ser somados. Para que a função funcione corretamente, o resultado deve ser numérico. Se estiver usando uma versão do Access que não seja a 2010, os passos para a criação da função são semelhantes, mas a localização das ferramentas do software pode variar.

  2. Selecione sua consulta salva no menu Access ou crie uma consulta nova usando o "Assistente de Consulta", que pode ser encontrado na aba "Outros" do menu "Criar".

  3. Abra sua consulta em "Design de Consulta", do menu "Visualizar".

  4. Clique no botão "Construtor", da aba "Design" para abrir a janela "Construtor de Expressões".

  5. Cole a seguinte sintaxe de DSUM na janela do Construtor de Expressões: DSum("[Nome_campo]","Nome_Tabela","[campo_texto] = 'Valor' ")

  6. Selecione a área "Nome_campo" da expressão. Nesse exemplo, esse é o campo de sua tabela ou consulta que possui os valores que deseja somar. Substitua-o pelo nome real do campo.

  7. Substitua "Nome_tabela" pelo nome da tabela ou consulta que possui o campo. Essa é a área de domínio da função e identifica o conjunto de registros que será avaliado.

  8. Selecione "[campo_texto] = 'Valor' " para modificar o critério da função. O critério restringe os dados em que a função DSum será executada. Por exemplo, se o seu campo_texto é Campo2 e o valor for "10", a função avaliará apenas as linhas em que Campo2 for igual a 10. Os critérios funcionam como a cláusulas "ONDE" de uma expressão SQL. É possível omitir essa seção da função, caso essa modificação de critérios não seja necessária.

  9. Substitua "[campo_texto]" com o nome do campo que inclui o critério e o "Valor" com o texto ou número do critério.

  10. Clique em "OK".

  11. Clique em "Executar" no menu do cabeçalho para ver os resultados de sua consulta. O campo da expressão será exibido com o total dos campos avaliados.

Dicas

  • É possível usar as funções do Access para calcular dados de tabelas, relatórios e consultas.
  • A DSum calcula os valores dos campos antes dos dados serem agrupados no Access.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article